metropoles.com

Mesmo com PSD fora da base, Cristiano Araújo votará com Rollemberg

Deputado se declarará independente, mas, com cargos em duas áreas do governo, continuará apoiando os projetos de interesse do Buriti

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cristiano Araujo
1 de 1 Cristiano Araujo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O racha definitivo entre o PSD – partido do vice-governador Renato Santana e do deputado federal Rogério Rosso – e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), anunciado na última sexta-feira (10/11), não se estenderá a todos os membros do partido. Contrário à saída da legenda da base governista, o distrital Cristiano Araújo vai adotar uma postura independente. Na prática, por conta dos cargos que mantém no Executivo, deve seguir votando em projetos de interesse do Palácio do Buriti.

A interpretação de pessoas próximas ao parlamentar é que apenas filiados ao PSD devem entregar seus cargos, conforme nota distribuída pela sigla. Como a maior parte dos indicados de Cristiano Araújo era do PTB, último partido ao qual ele pertenceu antes de migrar para a atual sigla, deve permanecer no Executivo. Os que forem filiados ao PSD devem decidir se saem da sigla ou pedem exoneração.

Atualmente, Cristiano Araújo tem o controle de duas áreas no governo: a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e a Administração Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e Estrutural. O deputado recentemente disse ter cerca de 30 cargos, incluindo o comando dos dois órgãos.

Desobediência

A independência de Cristiano Araújo era prevista por dirigentes do PSD. Entretanto, a cúpula do partido alerta que, se a sigla fechar questão contrária a uma matéria, o distrital terá que seguir.

Há pouco tempo, o parlamentar desobedeceu seu partido na votação da reforma do Instituto de Previdência do DF (Iprev). O PSD havia determinado que Cristiano se posicionasse contra o projeto, mas o deputado não seguiu a decisão. Por esse motivo, um processo interno foi aberto contra o deputado.

A desobediência faz parte de uma queda de braço entre o deputado e a legenda. Recentemente, Cristiano Araújo ficou de fora das inserções do programa partidário do PSD. Tanto a sigla como o deputado tentaram colocar “panos quentes” na relação conturbada. Porém, apenas em março, prazo-limite para os candidatos se filiarem ou mudarem de legenda, é que será possível saber se o “casamento” continua ou acaba.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?