metropoles.com

Justiça nega pedido de Robério Negreiros contra denunciantes de CPI

O deputado distrital entrou com uma interpelação judicial por se sentir lesado após a citação do nome dele em suposto esquema de corrupção em contratos da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
robério negreiros
1 de 1 robério negreiros - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A 1ª vara Criminal de Brasília rejeitou interpelação judicial do deputado distrital Robério Negreiros (PSDB) contra a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde), Marli Rodrigues, o jornalista Caio Barbieri e o ex-subsecretário de Logística e Infraestrutura Marco Júnior. O parlamentar sentiu-se lesado após citação do nome dele em denúncias sobre um suposto esquema de corrupção em contratos da Saúde do DF.

No entanto, a juiza de direito Ana Cláudia Loiola de Morais entendeu que não há motivos para sequer citar os três, pois não houve propósito deles em ofender o deputado, mas sim de apurar malversação de recursos públicos. O magistrado considerou que o pedido é descabido. “Não há demonstração de que os interpelados tenham a intenção de ofender, muito pelo contrário, estavam apenas relatando a ocorrência de supostas irregularidades à autoridade competente para sua apuração”, diz a decisão.

O pedido de Robério Negreiros ocorreu após a publicação do Organograma da Corrupção, apresentado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara Legislativa. No desenho, Robério é citado como participante de um esquema de contratação de empresas pelo governo com contratos supostamente superfaturados.

O parlamentar negou ter qualquer ligação ou contrato com o GDF e se sentiu lesado. Por isso, pediu à Justiça que Marli, Caio e Marco Júnior dessem explicações sobre o caso. O pedido de interpelação funciona como um procedimento preparatório, anterior a uma ação de indenização ou criminal punitiva. Ele serve para sanar dúvidas, para pedir explicações e resolver possíveis casos de ambiguidade ou de manifestações equivocadas.

A assessoria de imprensa do deputado Robério Negreiros afirmou que o parlamentar continua achando que foi citado de maneira leviana, mas que decisão judicial é para ser cumprida.

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?