metropoles.com

Impasse na votação do orçamento adia férias de distritais na CLDF

Deputados marcaram votação para a próxima terça (19/12). Recesso deveria começar na sexta (15)

atualizado

Compartilhar notícia

Suzano Almeida/Metrópoles
cldf
1 de 1 cldf - Foto: Suzano Almeida/Metrópoles

A derrota governista na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na noite de quarta-feira (13/12), reverberou nesta quinta (14), acirrando os ânimos entre os Poderes. Hoje deveria ser o último dia de trabalhos no parlamento em 2017, mas deputados da base não deram quórum à sessão. Dessa forma, não foi possível votar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Os parlamentares marcaram a derradeira reunião do ano para a próxima terça (19).

A aprovação da matéria é condição necessária para o início do recesso parlamentar. Assim, pela primeira vez na história da CLDF, os distritais não entrarão de férias no prazo regimental: 15 de dezembro.

O impasse se deu porque, segundo o Palácio do Buriti, a retirada do trecho que permitiria ao Governo do Distrito Federal usar R$ 1,211 bilhão do Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev) criará um rombo nas previsões orçamentárias. De acordo com os deputados responsáveis por impedir a manobra do governo, Rodrigo Rollemberg (PSB) quer apenas reforçar o caixa para o ano eleitoral.

Os distritais presentes na CLDF criticaram a medida governista de esvaziar a sessão. “É um absurdo o governo perder em plenário e agora querer fazer esse jogo. Deveríamos votar [o PLOA] para mostrar que esta Casa não pode se submeter a esse tipo de atitude. Mas o governo conseguiu adiar a votação”, criticou Chico Vigilante (PT).

O vice-presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (PMDB), criticou os colegas que não compareceram à sessão. “O governador chamou uma reunião hoje, às 14h, e pediu para não votarem o PLOA. Quero lembrar aos meus colegas que estão prejudicando a população. No ano que vem, será ela que vai votar, não o governador”, alertou o peemedebista.

O grupo que estava no plenário posou para uma foto (foto em destaque).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?