metropoles.com

Câmara aprova redução para 60 anos do passe livre no transporte do DF

Proposta de Emenda à Lei Orgânica foi aprovada em dois turnos pela CLDF nesta terça (12/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
onibus estupro
1 de 1 onibus estupro - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Na tradicional votação para limpar a pauta no fim do ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou uma proposta de seu presidente, Joe Valle (PDT), que prevê passe livre para idosos no transporte público.

O projeto estende o benefício da gratuidade para pessoas a partir de 60 anos. Atualmente, a lei em vigor garante o transporte gratuito a partir dos 65.

A questão do passe livre na capital federal é envolta de controvérsias. Há duas semanas, o Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Distrito Federal (CDPDDH/DF), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil Seção DF (OAB-DF) acionaram a Justiça para suspender o recadastramento do passe livre para deficientes e pessoas com doenças crônicas.

A atualização dos registros foi anunciada pelo governo do Distrito Federal, no último mês, e teve início em 16 de novembro. Segundo o Executivo, a medida, que atinge cerca de 65 mil pessoas, tem o objetivo de detectar fraudes no sistema do passe livre e adequar os beneficiários à biometria facial em implantação no Distrito Federal.

O recadastramento pode ser realizado por meio do site www.bilheteunicobrasilia.df.gov.br e nas unidades da Defensoria Pública do DF. O prazo final acaba na última quarta-feira de janeiro (31), e quem não renovar o cadastramento terá o benefício suspenso.

Para as entidades que acionaram o Judiciário, no entanto, a medida é ilegal e prejudica os usuários. De acordo com os autores da ação civil pública ajuizada no dia 4, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a lei do passe livre prevê atualização do cadastro em prazo não inferior a cinco anos. Portanto, a atual medida seria ilegal. Ainda segundo eles, os passageiros têm encontrado dificuldades para fazer o recadastramento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?