Após um ano, PCDF denuncia invasor de Facebook de Rodrigo Delmasso

O suspeito, Levy Brandão, teria excluído, por meio do próprio celular, 17 mil curtidas de página oficial do distrital

atualizado 20/12/2018 16:44

Michael Melo/Metrópoles

Após um ano de investigações, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) concluiu as investigações sobre a autoria da invasão ao perfil do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB) e denunciou, nessa quarta-feira (19/12), Levy Brandão. O suspeito é ex-assessor da liderança de governo na Câmara Legislativa e irmão do ex-diretor da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) André Brandão (Podemos).

Em dezembro do ano passado, Delmasso – no Podemos à época – teve sua página no Facebook hackeada, perdendo mais de 17 mil curtidas, aparentemente “excluídas”. A denúncia foi levada à DRCC, que conseguiu chegar ao principal suspeito depois de rastrear o IP responsável pela ação. Tratava-se do celular de Levy Brandão.

Para o advogado do distrital, Weder Sampaio, a intenção de Levy era a de prejudicar Delmasso e privilegiar o irmão, que tinha a pretensão de disputar o cargo de deputado distrital. Naquela época, ambos eram do mesmo partido.

“Agora, com a conclusão das investigações, o caso foi levado à Justiça. Se Brandão for condenado por importunação virtual, a pena pode ser de prisão ou detenção simples de 2 meses. Há ainda a possibilidade de outros desdobramentos na área cível, especialmente por danos morais e materiais”, explica Weder Sampaio.

Em sua defesa, Levy Brandão diz que foi ouvido pela DRCC como testemunha e não sabia ser ele o principal suspeito pelo crime cibernético.

“Isso [o crime cibernético] é impossível de ter ocorrido. É uma perseguição política pelo fato de o meu irmão ter saído candidato a deputado distrital. Eu respeito muito o deputado, nunca diria nada do que acontece com ele. Não devo nada, por isso não tenho nada a temer”, declarou Levy Brandão.

O caso será analisado pelo 3º Juizado Especial Criminal de Brasília.

Últimas notícias