metropoles.com

Após desmembrar pastas, GDF “recria” Secretaria de Esporte

Leila Barros, que era titular da subsecretaria da área, será a responsável pelo órgão, que passará a se chamar Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda/Especial Metrópoles
Leila Barros
1 de 1 Leila Barros - Foto: Leonardo Arruda/Especial Metrópoles

Após a redução do número de secretarias em outubro do ano passado, o Governo do Distrito Federal mexeu novamente na estrutura do Executivo. Nesta terça-feira (1º/3), o GDF anunciou a criação de uma pasta. A Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal foi concebida para monitorar e dar maior agilidade aos preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A nova secretaria é uma fusão da secretaria-adjunta do Esporte e Lazer, que fazia parte da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com a secretaria-adjunta de Turismo, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Além de sediar 10 jogos de futebol (sete masculinos e três femininos), Brasília será o ponto inicial do revezamento da tocha olímpica em maio. “É um ano olímpico e o tema estará em evidência no Brasil e no mundo. Essa junção vai facilitar os trabalhos para receber os jogos em Brasília”, avalia a secretária da nova pasta, Leila Barros. “As duas áreas [esporte e turismo] coordenam o comitê executivo dos jogos olímpicos, formado por integrantes do governo do DF”, diz.

Segundo o GDF, a reestruturação não deverá apresentar aumentos para os cofres públicos. A mudança está no Decreto nº 37.141, de 29 de fevereiro de 2016, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (1º).

Reestruturação
O quadro de pessoal e os recursos orçamentários e financeiros das antigas pastas, relativos ao esporte e lazer e ao turismo, ficam transferidos para a nova secretaria. Elas passam a se chamar Secretaria de Educação e Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável. A reestruturação da primeira já foi publicada no Diário Oficial do DF, e a da segunda está prevista para sair em breve. Com informações da Agência Brasília.

Compartilhar notícia