metropoles.com

Polícia Civil do DF lança aplicativo de identidade digital

Objetivo é diminuir quantidade de documentos físicos portados diariamente pelo brasiliense, além de reduzir perdas e extravios

atualizado

Compartilhar notícia

PCDF/Divulgação
Modelo1
1 de 1 Modelo1 - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal lança, nesta segunda-feira (10/06/2019), a plataforma e-Identidade. O aplicativo permite que o brasiliense tenha acesso aos dados documentais presentes na Carteira de Identidade Digital. A novidade está disponível para os smartphones de plataforma Android.

O DF é pioneiro na iniciativa. De acordo com a PCDF, o objetivo do e-Identidade é facilitar e otimizar o acesso à informações documentais, além de reduzir a quantidade de documentos físicos a serem portados pelo brasiliense diariamente. Somado a isso, visa também diminuir o número de documentos extraviados ou perdidos.

Estarão disponíveis para acesso virtual os seguintes dados cadastrais: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), PIS/Pasep, Certidão Militar, Identidade Profissional e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da PCDF, Raimundo Cleverland, ressalta que a plataforma trará maior segurança para os morados do Distrito Federal.

“Ao validar a identidade digital, utilizando o aplicativo desenvolvido pela PCDF, o cidadão poderá dispor de outros serviços, como os endereços e telefones de unidades policiais mais próximas e a capacidade de verificação de autenticidade de carteiras de identidade de terceiros, entre outros”, ressaltou.

Para ter acesso ao serviço, é preciso que o usuário faça o download do sistema em lojas de aplicativos. Inicialmente, o e-Identidade estará disponível apenas para plataforma Android. A previsão da corporação é de que, dentro de 30 dias, esteja apto também para download nos celulares de sistema operacional IOS.

Como funciona

Após o download, o usuário realiza cadastro inicial onde adiciona suas informações documentais que passarão por processo de validação. Logo depois, os dados ficarão dispostos no aplicativo.

Quem baixar o aplicativo terá de fornecer uma senha para ter acesso ao e-Identidade. Há também a possibilidade de utilizar a digital do usuário como recurso de segurança.

A PCDF assegura que o documento digital terá validade para todo o território nacional. Neste primeiro momento, no entanto, só poderão utilizar o aplicativo aqueles que tiraram a identidade a partir de julho do ano passado.

O diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, acrescenta que o projeto será testado, inicialmente, pelos agentes e servidores da corporação e, mais tarde, será disponibilizado à população. “Trata-se de um serviço revolucionário, uma ferramenta para beneficiar a população do DF. Uma evolução e um orgulho grande em fazer a entrega deste projeto piloto e em até duas semanas estará pronto para que a população use”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?