metropoles.com

PMDF prende homem que xingou vizinho de “negro safado e sem vergonha”

Os militares foram até a casa do suspeito, que parecia estar bêbado. Ele voltou a ofender a vítima na frente dos policiais

atualizado

Compartilhar notícia

IStock
black African American race female hand touching knuckles with white Caucasian woman in multiracial diversity
1 de 1 black African American race female hand touching knuckles with white Caucasian woman in multiracial diversity - Foto: IStock

Um homem de 45 anos foi preso por injúria racial. Ele é acusado de xingar o vizinho de “negro safado e sem vergonha”, segundo informações da Polícia Militar. O caso ocorreu na noite dessa terça-feira (20/11), em Ceilândia.

O autor foi preso em flagrante e levado para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). Na unidade policial, assinou um Termo Circunstanciado e responderá ao processo em liberdade. No entanto, terá de comparecer em juízo.

De acordo com informações da PM, uma equipe da corporação foi acionada pela vítima. Ela apontou a casa do suspeito e os policiais foram até ao local. Quando bateram na porta da residência, o acusado, que apresentava sinais de embriaguez, abriu e voltou a xingar o vizinho, desta vez na presença dos militares.

Mais uma vez, a vítima foi chamada de “negro safado e sem vergonha”. Em seguida, o homem foi algemado e levado para a delegacia.

O Código Penal, em seu artigo 140, descreve o delito de injúria como a conduta de ofender a dignidade de alguém. Se condenado, o acusado pode pegar de um a seis meses de reclusão ou multa.

O crime de injúria racial está previsto no parágrafo 3º do mesmo artigo. Trata-se de uma forma de injúria qualificada, na qual a pena é maior, e não se confunde com o crime de racismo, previsto na Lei nº 7716/2012.

Para sua caracterização, é necessário que haja ofensa à dignidade de alguém, com base em elementos referentes à raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. Neste último caso, a pena aumenta para 1 a 3 anos de reclusão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações