PMDF nomeia Edvã de Oliveira Sousa como subcomandante da corporação

Publicação está no DODF desta quarta-feira (27/4). Exonerado do cargo, Hércules Freitas é alvo de inquéritos que apuram caronas com viaturas

Nathália Cardim
Compartilhar notícia

Um dia após exonerar o coronel Hércules Freitas do cargo de subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a corporação nomeou, nesta quarta-feira (27/4), o coronel Edvã de Oliveira Sousa (foto em destaque) para assumir o cargo.

A nomeação aparece publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta manhã.

Veja a íntegra:

O coronel Hércules Freitas foi exonerado do cargo na terça-feira (26/4). Segundo a publicação feita no DODF e assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a decisão foi tomada “em cumprimento à ordem judicial exarada pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios”. O processo corre sob sigilo.

Comando da PMDF afasta major que ordenou carona para amigo pelo 190

O oficial é alvo de inquéritos que apuram carona com viaturas da corporação e exonerações no Departamento de Controle e Correição. Denúncias foram feitas ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A informação levada aos promotores é que, durante as investigações internas sobre o pedido de carona feito por meio do 190, o major Fábio Borges, oficial que teria solicitado a viatura, advertiu integrantes da corregedoria, dizendo que eles seriam exonerados. A ameaça, de acordo com a denúncia, foi concretizada pelo então subcomandante da corporação.

Nas últimas semanas, a Justiça notificou o Governo do DF e o comando da PM sobre as investigações e solicitou esclarecimentos em relação a quais medidas seriam tomadas.

DODF

Memória

Em fevereiro deste ano, o coronel Alessandro Marco Alencar Alves foi exonerado da chefia do Departamento de Controle e Correição, do Comando-Geral da PMDF.

Veja a exoneração:

DODF

Não é a primeira mudança nos quadros da corregedoria após o fato polêmico. Em 19 de janeiro deste ano, o coronel Marcus Paulo Koboldt, que estava à frente das investigações, foi retirado do cargo de corregedor adjunto. Ele assumiu a Subchefia de Operações do Departamento de Operações (DOP) da corporação.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Sair da versão mobile