PM resgata aves silvestres que eram criadas em gaiolas no DF

Responsáveis pela chácara, em Sobradinho I, foram detidos e vão responder por crime contra a fauna

Equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) aprendeu diversas aves silvestres nessa quinta-feira (29/11). De acordo com informações da corporação, os animais eram criados em cativeiro, numa chácara, em Sobradinho I.

Os responsáveis pelo local não tinham autorização para criá-los e acabaram detidos. Eles foram encaminhados para a delegacia e autuados por crimes contra a fauna, de acordo com o artigo 29 da Lei nº 9605/98. A norma prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção e o pagamento de multa.

Veja vídeo:

Na segunda (26), 25 aves foram encontradas e recolhidas pela PMDF com sinais de maus-tratos. As apreensões fazem parte da Operação Bioma e foram feitas em criadouros ilegais de três regiões.

De acordo com a corporação, nove pessoas foram autuadas e precisaram assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência, o TCO, pois não tinham autorização para possuir os animais nativos da fauna silvestre.

As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Ceta), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).