metropoles.com

Após polêmica, Rollemberg cancela multas em fila para abastecer

O governador ainda mandou repreender sargento que notificou alguns cidadãos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
pmdf
1 de 1 pmdf - Foto: Divulgação

Uma ação da Polícia Militar na tarde dessa quinta-feira (24/5) ganhou as redes sociais e causou polêmica. Os militares multaram os motoristas que esperavam para abastecer. A fila estava tão grande, que a tesourinha localizada na altura da 202 Sul ficou completamente interditada, impedindo a passagem de outros veículos.

Os condutores reagiram e questionaram o motivo das autuações. Em resposta, conforme explicação da PMDF, estão sujeitos à multa aqueles que obstruírem as alças de acesso. Porém, após uma determinação do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nesta sexta-feira (25), a corporação mudou o tom.

Conforme garantiu o chefe do Executivo local, no Twitter, as multas serão anuladas. O sargento que aplicou as penalidades também será repreendido.

Com isso, a PM recuou e enviou uma nova nota para a imprensa. “A Polícia Militar informa que não está multando os condutores ou veículos que se encontram nas filas de postos de combustível para abastecimento. Pelo contrário, tem feito a segurança nesses locais e escolta dos caminhões-tanque. A Polícia Militar não notificou e não notificará qualquer condutor à espera de abastecimento. Eventual notificação será cancelada”, diz o texto.

O que diz a lei
A medida tem como base o artigo 253 do Código de Trânsito Brasileiro. A norma define como infração gravíssima aquele que “usar veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via”.

As penalidades para esse tipo de infração são multa, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e apreensão do carro. Como medida administrativa, há o recolhimento do documento de habilitação, remoção do automóvel e proibição de receber, por 10 anos, incentivo para aquisição de veículos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?