O major da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) Francisco Alexandre Bezerra da Silva, 38 anos, recebeu, nesta terça-feira (29/11), a medalha Mérito da Força Nacional Soldado Luís Pedro de Souza Gomes, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ele morreu em novembro, após levar um tiro acidental no pescoço, no Batalhão da Força Nacional, no Gama.
O militar recebeu a homenagem em evento de comemoração aos 18 anos da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), celebrado nesta terça-feira (29/11). A cerimônia, no Batalhão Escola e Pronto Emprego (Bepe), no Gama, entregou 219 medalhas de Distinção Federativa.
As honrarias se destinam a quem prestou relevante serviço à Força Nacional, para valorizar a dedicação e o mérito do profissional.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que o PM chegou a ser socorrido por integrantes da corporação e levado ao Hospital Regional do Gama (HRG), mas não resistiu e morreu.
No momento em que foi atingido, o policial estava em “ambiente administrativo”, segundo militares que estavam no local, e acreditam que o tiro partiu da área externa.
Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que Francisco Alexandre participava do 2º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, no DF, promovido pela Força Nacional.
O disparo que o atingiu partiu da arma de um integrante da FNSP que estava em outra sala. No entanto, o tiro passou pela divisória das salas e atingiu o major.
Homenagem
Criada em novembro de 2018 pela Presidência da República, a medalha Mérito da Força Nacional Soldado Luís Pedro de Souza Gomes homenageia o soldado sul-mato-grossense Luís Pedro de Souza Gomes, morto em 2013 durante um confronto entre posseiros e a Força Nacional em Rondônia.