metropoles.com

Pentavalente: DF recebe 15 mil doses, insuficientes para demanda

Serão duas remessas enviadas ainda nesta semana, mas é pouco para o produto que está em falta desde agosto do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Saúde-DF
Pentavalente
1 de 1 Pentavalente - Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

A falta da vacina pentavalente na rede pública de saúde do Distrito Federal terá um respiro nos próximos dias. O Ministério da Saúde enviou para a pasta local 15 mil doses. E outro lote com a mesma quantidade chegará em breve.

Desse modo, os estoques serão reabastecidos ao longo desta semana. O problema é que o consumo mensal da vacina gira em torno de 11 mil doses na capital. Assim, com o desabastecimento registrado desde agosto de 2019, a quantidade disponibilizada não será suficiente para a reposição.

De acordo com a Secretaria de Saúde, seriam necessárias cerca de 40 mil doses para atender toda a demanda reprimida por causa da interrupção.

Para a distribuição das pentavalentes no DF, não existem regiões prioritárias. O medicamento chegará de acordo com a média de consumo mensal das áreas.

A vacina é aplicada em bebês aos 2, 4 e 6 meses de vida. O objetivo é proteger as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B, além da hepatite B.

“É muito importante que todos estejamos vacinados não só para nos protegermos, mas para proteger toda a população, evitando que doenças já controladas voltem a atingir as pessoas”, afirma Cássio Peterka, diretor de Vigilância Epidemiológica.

Dados parciais divulgados pela secretaria apontam que, em 2019, 30.364 crianças tomaram a primeira dose da vacina. É obrigatório que, depois da primeira ou da segunda dose, o esquema seja completado com a terceira. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Compartilhar notícia