metropoles.com

Paciente do DF será indenizada por demora em receber resultado de exame

Para juiz, laboratório falhou na prestação do serviço; devendo pagar danos morais e devolver o dinheiro gasto pela mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
Sexo pós câncer de mama
1 de 1 Sexo pós câncer de mama - Foto: Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou a empresa Diagnósticos da América a indenizar uma paciente que esperou por quase 30 dias o resultado de um exame. Cabe recurso da sentença.

O juízo entendeu que houve falha na prestação do serviço e estipulou o pagamento de R$ 3 mil a título de danos morais. Além disso, o laboratório deve ressarcir o valor do exame, R$ 563,20, pagos pela mulher.

Diagnosticada com câncer de mama, a paciente realizou exame no laboratório para acompanhar a evolução da doença em 24 de janeiro. O resultado deveria ter sido entregue no dia 11 de fevereiro, o que não ocorreu.

A mulher relata que, sem o laudo no prazo acordado, solicitou à empresa a devolução do valor pago. Diante da negativa, pediu na Justiça que o laboratório fosse condenado a lhe restituir o valor do exame e a indenizá-la pelos danos morais sofridos.

Em sua defesa, a Diagnósticos da América argumentou que a situação foi resolvida de forma administrativa e o resultado, disponibilizado no dia 3 de março. A empresa afirmou ainda não haver provas de que o atraso na disponibilização do laudo trouxe danos à saúde da paciente.

Ao julgar, a magistrada pontuou que a demora de quase 30 dias na entrega do resultado configura falha na prestação do serviço. Isso porque, de acordo com a julgadora, a empresa não cumpriu o prazo estipulado para a entrega do laudo, o que extrapola os limites do mero aborrecimento.

Além disso, a juíza entendeu que o laboratório feriu o direito de informação da consumidora, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Metrópoles entrou em contato com a Diagnósticos da América, mas até a última atualização desta matéria, não obteve resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?