metropoles.com

Outubro Rosa: dois hospitais públicos do DF estão sem fazer mamografia

No Hran, equipamento está quebrado desde abril deste ano. No HRT, aparelho deve voltar a funcionar nesta terça (9/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Edson Lopes Jr/Fotos Públicas
alckmin programa mulheres de peito
1 de 1 alckmin programa mulheres de peito - Foto: Edson Lopes Jr/Fotos Públicas

Em pleno Outubro Rosa, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está com mamógrafo estragado há, pelo menos, seis meses. Com base em documentos disponibilizados pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde) e informações de servidores, o de Taguatinga (HRT) também não está realizando o exame fundamental para o combate ao câncer de mama há cerca de duas semanas.

Ao todo, são 10 equipamentos espalhados pelas unidades de saúde da rede pública. De acordo com os documentos, a Secretaria de Saúde fez a compra de um novo aparelho com tecnologia digital e maior eficiência – ainda não foi instalado – para o HRT. No dia 18 de setembro, a equipe do hospital solicitou a transferência do mamógrafo antigo. Dez dias depois, reiterou o pedido, desta vez com urgência.

“Necessitamos que a remoção deste aparelho seja breve, pois o atual já se encontra disponível para instalação. Tendo em vista que estamos próximos da campanha anual do Outubro Rosa, temos ainda de fazer treinamento da equipe técnica e pouco tempo para liberar atendimento para a população”, diz trecho do primeiro documento.

Conforme relatos dos servidores, as mamografias estão suspensas no HRT devido a reformas na parte elétrica da sala que estava sendo preparada para receber o novo aparelho. Como o equipamento ainda não chegou, o antigo vai entrar em operação de novo, provavelmente na tarde desta terça-feira (9/10), segundo informou à reportagem uma servidora do setor.

Assim que o novo chegar, o equipamento antigo deve ser transferido para o Hospital Regional de Ceilândia, já que está em bom estado.

Embora a Secretaria de Saúde afirme categoricamente que o exame nunca foi suspenso, no local e por telefone, os servidores confirmaram ao Metrópoles que o hospital não estava fazendo mamografias no momento.

“O aparelho não está funcionando. Tem de deixar o nome no posto para ser encaminhado para outro hospital”, explicou um servidor, por telefone. “Faz tempo que não estamos fazendo. O aparelho está quebrado”, afirmou outra funcionária.

 

Primeiro documento sobre o mamógrafo do HRT by Metropoles on Scribd

Pedido de urgência do HRT by Metropoles on Scribd

 

No Hospital Regional da Asa Norte, o mamógrafo está inoperante desde abril de 2018. Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que os reparos serão realizados “em breve”. Destacou que nenhuma paciente fica sem o exame, que está sendo realizado em outra unidade. A fila, segundo a pasta, está zerada desde o ano passado.

“A demanda atualmente é de 2 mil exames mensais e a pasta oferta 5,4 mil vagas por mês – mais do que o dobro da necessidade”, garantiu a secretaria. Ainda segundo o órgão, o tempo de espera entre o pedido e a realização do exame é de menos de 10 dias. E ressaltou que, em breve, mais cinco mamógrafos digitais serão instalados em unidades de saúde do DF.

De acordo com a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, mesmo se a paciente conseguir passar pelos exames de prevenção, a continuidade do tratamento pela rede pública é complicada. “Não adianta zerar as filas de espera se, no DF, não há um programa para que a paciente comece o tratamento do câncer de mama e termine sem morrer”, dispara.

Processo mamógrafo HRAN by Metropoles on Scribd

Com base em dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país deve registrar 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2018. Seria o equivalente a cerca de 56 casos para cada 100 mil mulheres. No DF, a estimativa é de 1.020 casos neste ano.

Nota da Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Saúde reiterou que o mamógrafo do HRT está em “pleno funcionamento”. “A última manutenção ocorreu em setembro”, destacou a pasta. No comunicado, confirmou a instalação de um equipamento digital na unidade para substituir o atual, que é analógico.

Quanto ao mamógrafo do Hospital Regional da Asa Norte, a direção da unidade informa que ele está inoperante desde abril deste ano para reparo, “porém nenhuma paciente fica sem o exame, que é realizado em outras unidades”. “O conserto será realizado nos próximos dias”, acrescentou a a pasta.

Unidades que realizam mamografia no DF, de acordo com a Secretaria de Saúde:

Hospital Materno Infantil de Brasília – Hmib
Hospital Regional da Ceilândia – HRC
Hospital Regional de do Gama – HRG
Hospital Regional Leste – HRL
Hospital Regional de Taguatinga – HRT
Centro Radiológico de Taguatinga (CRT)
Hospital Regional de Samambaia – HRSam
Hospital Regional de Sobradinho – HRS
Hospital Regional de Santa Maria – HRSM
Hospital Regional da Asa Norte – Hran (equipamento em manutenção)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?