metropoles.com

GDF anuncia reforma de 20 mil metros de calçadas no Setor de Rádio e TV Sul

Somadas às obras no asfalto da quadra, investimento do governo é de R$ 4,3 milhões com a geração de 300 novos empregos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
calçada srtvs
1 de 1 calçada srtvs - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou obras de requalificação das calçadas do Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS). Serão 20 mil metros quadrados construídos, além de 130 bancos e o plantio de 80 espécies de árvore, para estimular o tráfego de pedestres na região.

De acordo com o anúncio, o investimento será de R$ 4,3 milhões, somando as obras de readequação do sistema viário do local, melhorias do sistema de drenagem, pavimentação, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, além daquela nas calçadas. Realizadas por empresa licitada, os trabalhos vão gerar 300 novos postos de empregos.

0

O projeto arquitetônico e urbanístico, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), tem ênfase na acessibilidade para privilegiar pedestres e pessoas com dificuldade de locomoção.

“A largura é variável, mas sempre superior a 1,5 m. Redimensionamos a faixa de rolamento dos carros para poder crescer as calçadas laterais”, explica a coordenadora de Projetos da Seduh, Anamaria de Aragão.

Para Janaína Chagas, secretária-executiva de Obras, as intervenções vão atingir seu objetivo e dar mais conforto ao pedestre que, é usuário do transporte público. “O SRTVS faz parte da história da cidade. Não podemos deixar a situação como está. Essa revitalização vai dar cara nova ao local, estimulando o comércio e o tráfego de pessoas”, garante.

Novas calçadas e vagas

As melhorias no SRTV Sul envolvem a readequação do sistema viário, com aumento de 64% no número de vagas regulares, organizando os estacionamentos e coibindo a parada de carros dos dois lados da rua. Nas calçadas serão instalados 36 paraciclos, suportes usados para o estacionamento de bicicletas. Cada paraciclo comporta duas bicicletas.

Já as calçadas serão contínuas. Isso quer dizer que os pedestres não terão que subir ou descer meio-fios ou rampas, mas os carros que passarão pelas calçadas. “A plataforma está nivelada com a calçada, não tem sobe e desce para o pedestre. Quem sobe uma rampa é o carro, isso sinaliza para o veículo que a prioridade da travessia é do pedestre e é uma estratégia de redução de velocidade”, esclarece Chagas. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?