“Nunca abri mão de jogar bola”, diz primeiro colocado no PAS

Gustavo Gentil Jacobina, de 17 anos, alcançou o topo da lista no campus Darcy Ribeiro da UnB e escolheu medicina

Reprodução/Arquivo pessoalReprodução/Arquivo pessoal

atualizado 22/01/2020 19:11

Em entrevista ao Metrópoles, o primeiro colocado do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), no campus Darcy Ribeiro, Gustavo Gentil Jacobina, 17 anos, afirmou que apostou no “equilíbrio” para conseguir a aprovação no curso mais concorrido da instituição: medicina.

Os demais campi da UnB, Planaltina, Gama e Ceilândia, também tiveram primeiros colocados em suas provas.

De acordo com Gustavo (foto em destaque), ele nunca fez cursinho, mas mantinha uma rotina de estudos equilibrada. “Quando não estava na escola para as aulas da manhã e da tarde, eu procurava estudar de 30 minutos a duas horas por dia”, lembra.

“Eu estudava, mas sem exagero. Equilibrava minha vida pessoal com a acadêmica. Nunca abri mão de jogar bola com meus amigos”, disse o estudante, que não está em Brasília: curte férias em Florianópolis.

Segundo Gustavo, ser o primeiro lugar do PAS no campus Darcy Ribeiro foi uma surpresa para ele e a família. “Foi um susto, grande e positivo. Pela minha nota, eu imaginei que minha chance de aprovação era alta. Jamais pensei que seria o primeiro”, afirmou.

Os pais, que não estão com ele na capital catarinense, deram a boa notícia para Gustavo. “Quando eles souberam, me ligaram. Meu pai estava sem palavras e emocionado; minha mãe chorava muito.”

Gustavo alcançou a nota de 984,2 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e acertou 43 itens na prova de matemática, em um total de 45 possíveis. Curiosamente, ele foi aluno do professor Frederico Torres, que se tornou meme entre alunos por tentar gabaritar a disciplina.

Confira neste link o resultado do PAS.

Enquanto Gustavo soube do resultado em Florianópolis, centenas de estudantes e familiares foram até a UnB para ver a lista.

Veja fotos da festa na UnB:

Confira a lista liberada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe):

Resultado PAS by Metropoles on Scribd

O registro acadêmico está marcado para ser feito entre esta quinta-feira (23/01/2020) e domingo (26/01/2020), das 9h às 18h. Já o resultado da inscrição sai no dia 29 de janeiro. Recursos podem ser feitos nos dias 30 e 31 de janeiro, para que o resultado definitivo seja publicado em 04 de fevereiro.

Entre 20 e 24 de fevereiro, ocorrem as matrículas nas disciplinas. E o início das aulas será no dia 09 de março.

Veja vídeos de os alunos correndo para ver o nome na lista publicada na UnB: