metropoles.com

Nascem dois filhotes de sauim-de-coleira no Zoológico de Brasília

Espécie é criticamente ameaçada de extinção. Primatas ajudarão em plano nacional de conservação

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
Sauim
1 de 1 Sauim - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Nasceram, em 7 de abril, dois filhotes de sauim-de-coleira na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A espécie é criticamente ameaçada de extinção, e os novos habitantes ajudarão em plano de ação nacional para a conservação dos bichos.

Ainda não se sabe qual é o sexo dos animais, que são cuidados pelos pais desde o nascimento, como é comum entre os primatas. Os funcionários do zoológico acompanham a rotina da família, mas sem contato físico.

Os sauins são filhos de Tucupi e Tacacá, casal transferido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de um resgate em Manaus (AM). Eles chegaram em maio do ano passado e, desde então, o zoo se esforçava para que se reproduzissem.

“Tomamos o cuidado de adaptar um recinto específico para os hábitos da espécie, com bastante umidade, enriquecimento ambiental e arborizado”, detalha o diretor de Mamíferos da fundação, Filipe Reis.

Ele explica que a manutenção da espécie em zoológicos é de extrema importância para a conservação. “Eles são pais e avós dos animais que um dia serão reintroduzidos na natureza”, avalia.

O diretor destaca que, antes, é preciso que sejam resolvidas todas as questões que levaram a espécie a ficar sob risco de extinção. O primata é um dos 25 mais ameaçados do mundo.

Hoje, estima-se que haja em vida livre 10 mil indivíduos. No entanto, em cerca de 20 anos, houve declínio de 80% da população. As principais ameaças ao sauim-de-coleira são incêndios, assentamentos rurais, redução de habitat, poluição e desmatamento.

Apenas quatro zoológicos mantêm a espécie. No futuro, será feita uma análise para definir o destino dos filhotes nascidos em Brasília para garantir a variabilidade genética do grupo e uma população saudável.

Horários e ingressos
O Zoológico de Brasília fica na L4 Sul (Avenida das Nações) e abre de terça a domingo e em feriados, das 8h30 às 17 horas.

Os ingressos custam R$ 10 a inteira. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, pessoas com mais de 60 anos, professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada (R$ 5).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?