Na Hora da Ceilândia inaugura cadastro para visitas a presos no DF

Unidade da QNN 11 faz inscrição on-line para visitas a presídios. Postos do Riacho Fundo e da Rodoviária do Plano também prestam o serviço

atualizado 18/02/2021 12:21

Na_hora_ceilândiaDivulgação/Seape

A Secretaria de Administração Prisional do DF (Seape) terá uma unidade de atendimento no Na Hora de Ceilândia. Localizado no piso superior do Shopping Popular (QNN 11, Área Especial Ceilândia Sul), o posto fará o cadastramento digital dos visitantes no sistema penitenciário e do atendimento dos advogados. O serviço é referência no país.

Atualmente, para visitar um interno no sistema penitenciário do DF, familiares, conhecidos e advogados do detento precisam fazer o pré-cadastro on-line na Central de Agendamentos Seap/Na hora. O acesso dos profissionais ao sistema prisional ocorre após marcação de atendimento por meio do Agenda OAB.

Expansão das unidades

A princípio, o posto do Seape em Ceilândia vai funcionar com uma equipe de quatro policiais encarregados do atendimento. Segundo o gerente das unidades do Seape no DF, André Almeida de Araújo, o efetivo deverá dobrar, de acordo com a demanda. “Prevemos um aumento de 30% no atendimento com relação às demais unidades”, informa.

A expansão de unidades de atendimento do Seape para Ceilândia era uma reivindicação da administração local. “Somando-se à população de Ceilândia e do Sol Nascente, são quase 800 mil pessoas, e ainda temos as demandas da população das cidades vizinhas, como Samambaia e Brazlândia, que também utilizam o posto”, conta o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí.

Atendimentos

De 2019 até este mês, o posto da Seape/Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto atendeu mais de 62 mil visitantes e 2.905 advogados. A unidade localizada no Riacho Fundo realizou, de 2018 até agora, mais de 95 mil atendimentos a visitantes, e atendeu um total de 1.859 advogados.

Em 2020, mesmo durante a pandemia de Covid-19, foram feitos mais de 49 mil atendimentos a visitantes nos demais postos da Seape. A média de agendamentos diários é de 128 no Plano Piloto e 160 no Riacho Fundo.

Últimas notícias