metropoles.com

MPT recomenda calendário unificado para escolas públicas e privadas do DF

Órgão de controle entende que todos os estudantes da capital do país devem retornar às aulas presenciais na mesma data

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Cadernos
1 de 1 Cadernos - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os calendários para a volta das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus das escolas públicas e particulares no Distrito Federal devem ser iguais, pelo menos no entendimento do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O órgão de fiscalização enviou recomendação para o Governo do DF (GDF) solicitando unificação das datas, tendo como referência o cronograma dos colégios públicos. Os procuradores estão preocupados com as condições de segurança sanitária das unidades privadas.

Os colégios particulares poderão retomar as aulas presenciais na segunda-feira (27/7). Mas alguns dos mais tradicionais estabelecimentos educacionais da cidade decidiram não reabrir ainda. 

O regresso na rede pública será em etapas. Em 31 de agosto, retornam os estudantes da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional. O ensino médio está previsto para reiniciar suas atividades em 8 de setembro.

O ensino fundamental reativará a modalidade presencial em 14 de setembro. Os anos iniciais voltam em 21 do mesmo mês. Por fim, a educação infantil tem data de retorno prevista para 28 de setembro.

A recomendação do MPT parte de questionamentos do Sindicato dos Professores em Escolas Particulares (Sinproep). Além da unificação de calendários, os procuradores pediram a apresentação do protocolo de biossegurança para o ensino no DF.

Datas mantidas

Segundo a Secretaria de Educação do DF, o cronograma estabelecido pelo Decreto nº 40.939, de 2 de julho de 2020, será respeitado. Ou seja, a rede privada de ensino continua autorizada a retomar aulas presenciais a partir de 27 de julho.

Por outro lado, a pasta promete encaminhar ao MPT o protocolo geral de prevenção contra a Covid-19 no sistema de ensino do DF.

A proposta de adiamento das aulas presenciais foi rechaçada pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe), Álvaro Domingues.

“As redes privada e pública têm realidades distintas e assim devem ser consideradas. Tal decisão prejudicaria muito o planejamento e execução de todas as diferentes instituições educacionais”, declarou Domingues.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?