metropoles.com

MPT investiga denúncias contra operadoras de telemarketing no DF

Pelo menos 10 empresas são acusadas de não dar condições adequadas de trabalho a funcionários em tempos de coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) acatou representação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa (CDH) e abriu investigação contra empresas de telemarketing do Distrito Federal. O parlamento local pediu ao órgão a análise de cerca de 200 denúncias registradas via WhatsApp, por ocasião da pandemia de coronavírus (Covid-19).

A representação foi protocolada pelo presidente da CDH, o deputado distrital Fábio Felix (PSol), que citou 10 empresas. De acordo com as denúncias, as operadoras não estariam adotando as medidas de segurança para evitar a propagação da Covid-19, conforme o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

“Importante a celeridade do Ministério Público em abrir um inquérito civil para a apuração dessas denúncias. Existe um decreto em vigor e o descumprimento dessas normas causa uma insegurança muito grande não só para os funcionários, mas para toda a população. Os relatos que chegaram são muito preocupantes”, afirma Fábio Felix.

Entre as reclamações recorrentes, estão a falta de sabão, álcool gel e papel toalha nos banheiros. A aglomeração de mais de 100 pessoas em ambientes com pouca ou nenhuma ventilação, equipamentos compartilhados sem rotina de higienização e desrespeito à distância mínima de dois metros são alguns dos destaques entre as preocupações dos denunciantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?