metropoles.com

MPDFT dá mais prazo para Defesa Civil fiscalizar pontes e viadutos

Em vez de cinco, o órgão terá 10 dias úteis para terminar o trabalho que, nesta terça (20/2), se concentrou na Ponte Honestino Guimarães

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles
ponte honestino guimarães vistoria defesa civil
1 de 1 ponte honestino guimarães vistoria defesa civil - Foto: Vinícius Santa Rosa/Especial para o Metrópoles

Técnicos da Defesa Civil fizeram nesta terça-feira (20/2) vistoria na Ponte Honestino Guimarães, que liga a Asa Sul ao Lago Sul. A medida atende a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para que o órgão fiscalize pontes e viadutos do Plano Piloto com problemas na estrutura listados em documento, de 2012, do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

O MPDFT estipulou prazo inicial de cinco dias, a contar de 9 de fevereiro. No entanto, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Sérgio Bezerra, afirmou ao Metrópoles que solicitou ampliação do período. “Pedi ao Ministério Público 15 dias para fecharmos as vistorias na Ponte Honestino e na do Bragueto (no fim da Asa Norte). Depois disso, vamos discutir tecnicamente”, explicou.

0

O MP deu sinal verde para extensão do prazo e concedeu 10 dias úteis, a partir de quinta-feira passada (15), para elaboração do relatório técnico sobre o estado de conservação dos equipamentos públicos e as providências cabíveis em caso de constatação de riscos de desmoronamento. Assim, a Defesa Civil deve encerrar os trabalhos nessas pontes até o dia 1º de março.

Bezerra acrescentou que ainda não é possível obter conclusões preliminares. Após a conclusão do relatório, o subsecretário deverá se reunir com representantes de outros órgãos para discuti-lo.

Monitoramento
No último dia 12, representantes da Defesa Civil, da Novacap e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vistoriaram a Ponte Honestino Guimarães e constataram que a estrutura está fora de perigo. Para manter a segurança, no entanto, o GDF colocará, nos próximos dias, sensores de monitoramento iguais aos da Ponte do Bragueto e do viaduto da Galeria dos Estados.

Em aproximadamente três meses, serão desenvolvidos projetos básicos para a manutenção da Ponte Honestino Guimarães. Após a conclusão deles, novas intervenções devem ocorrer para reforçar a estrutura.

Sustos em janeiro e fevereiro
Três desabamentos assustaram a população de Brasília neste ano e acenderam debate sobre a condição de vias e construções da capital da República. Além disso, diversas entidades se mobilizaram em torno da questão. Um dos desmoronamentos, no último dia 4, ocorreu na garagem do Bloco C da 210 Norte e esmagou 25 carros. O incidente deixou os moradores em pânico, que deixaram o prédio com medo de a estrutura cair. Por sorte, ninguém ficou ferido, pois o desabamento ocorreu por volta das 6h de um domingo.

Dois dias depois, parte de um viaduto no Eixão Sul, localizado na altura da Galeria dos Estados, cedeu. A via está interditada até hoje. A estrutura desmoronou sobre cinco carros e um restaurante. Ainda assim, não houve feridos.

No domingo (18), parte do teto do salão de embarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, desabou por causa das fortes chuvas e deixou um ferido. A vítima recebeu atendimento de médicos do terminal e teve alta no mesmo dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?