metropoles.com

MPDFT cobra da PMDF monitoramento de policiais em 7 de setembro

Promotoria enviou pedido de informações após casos de possível participação de policias em atos antidemocráticos no feriado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Policiais militares
1 de 1 Policiais militares - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) quer saber se o serviço de inteligência da Polícia Militar do DF (PMDF) está monitorando a possível participação de policiais em atos antidemocráticos em 7 de setembro.

A Promotoria de Justiça Militar requisitou as informações ao Comando da PMDF. Também pediu esclarecimentos sobre policiamento no Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Casos envolvendo a possível participação de policiais em outras unidades da Federação têm sido noticiados, a exemplo o coronel da ativa Aleksander Lacerda, em São Paulo.

Conforme publicado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o governador João Dória (PSDB) decidiu afastar Lacerda da PM, por indisciplina.

A Promotoria Militar planeja acompanhar passo a passo o planejamento e as ações das forças de segurança nos protestos marcados para o feriado da Independência.

O órgão de controle inclusive disponibilizou para a população um canal para denúncias. As informações estão neste link.

Na tarde desta segunda-feira (23/8), após o Fórum dos Governadores, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o do Piauí, Wellintgon Dias (PT), afastaram a possibilidade de qualquer tipo de “insubordinação” por parte dos militares.

Ibaneis afirmou que os atos no Distrito Federal ocorrerão “de forma pacífica”. “A Polícia do DF é uma das melhores do país. Não teremos nenhum tipo de insubordinação. O comandante tem o controle da tropa no DF, e vamos atuar para que as manifestações, que possivelmente venham a ocorrer, sejam feitas de forma pacífica”, assinalou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?