metropoles.com

MP denuncia bando que invadia e furtava conta de empresas

Apenas uma das empresas perdeu R$ 85 mil. Fraudadores se passavam por funcionários dos bancos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
mãos no computador
1 de 1 mãos no computador - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Ncyber/MPDFT) denunciou à Justiça, nessa quarta-feira (29/10/2019), 10 pessoas envolvidas em furtos bancários, via internet, em sete empresas. Uma delas chegou a perder R$ 85 mil.

Há suspeita de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e receptação. Segundo a denúncia, os criminosos com acesso às contas bancárias das vítimas passavam-se, ao telefone, por funcionários do banco para obter credenciais de segurança e realizar as operações via internet banking.

A investigação concluiu que a organização criminosa era de caráter transnacional e operava mediante a divisão de tarefas, cujas funções abrangiam a obtenção dos dados bancários das pretensas vítimas e o recrutamento de titulares de contas utilizadas como destino dos valores subtraídos.

Parte do dinheiro era utilizado para aquisição de moeda estrangeira. As circunstâncias apontam, também, a presença de outras pessoas, ainda não identificadas.

Com informações do TJDFT

Compartilhar notícia