MP da Esplanada: confira como votaram os deputados federais do DF
Medida Provisória precisa ser aprovada no Congresso Nacional para garantir atual configuração da Esplanada dos Ministérios
atualizado
Compartilhar notícia

A bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados se “dividiu” na hora de votar a Medida Provisória (MP) da Esplanada, na noite dessa quarta-feira (31/5). O texto, de autoria da Presidência da República, estabelece a configuração atual dos órgãos vinculados ao Palácio do Planalto e dos ministérios. Agora, precisa passar por apreciação no Senado Federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou participar diretamente das articulações com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para evitar a perda de 17 ministérios e o retorno de ministérios à organização definida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A MP nº 1154/2023 foi aprovada na Casa, por volta das 23h, com 337 votos favoráveis, 125 contrários e 1 abstenção. A matéria deve chegar ao Senado nesta quinta-feira (1º/6).
Confira como votou a bancada do DF:
- Alberto Fraga (PL-DF) — Não
- Bia Kicis (PL-DF) — Não
- Erika Kokay (PT-DF) — Sim
- Fred Linhares (Republicanos-DF) — Não
- Gilvan Maximo (Republicanos-DF) — Sim
- Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF) — Não
- Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) — Sim
- Rafael Prudente (MDB-DF) — Sim
Articulação
Lula e Lira tiveram uma conversa pessoal. Nos bastidores, sabe-se que o presidente da Câmara dos Deputados pediu o comando do Ministério da Saúde, além das pastas geridas pelo União Brasil: Comunicações, Turismo e Integração. O MDB, por outro lado, pressiona pela chefia do Ministério da Agricultura, atualmente com o PSD.
Para conseguir a aprovação da MP, o governo federal teve de se comprometer com a liberação emendas aos deputados. Nesta quarta-feira (31/5), o Palácio do Planalto liberou mais R$ 1,7 bilhão aos parlamentares. O presidente também precisou garantir a aceleração no processo de nomeações e definição de cargos ainda não estabelecidos.