metropoles.com

Motoristas de app param neste domingo: “Estamos pagando para trabalhar”

Segundo o presidente do Sindmaap-DF, não há como saber se toda a categoria está participando da mobilização

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Uber
1 de 1 Uber - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A paralisação dos motoristas de aplicativos ocorre, neste domingo (15/11), em todo o território nacional. A categoria queixa-se da redução dos repasses por parte das empresas desde que novos serviços mais baratos começaram a ser oferecidos. O movimento acontece no dia das eleições municipais, com a premissa de chamar a atenção a uma data de muita demanda em todo o país.

Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos de Transportes Privado Individual por Aplicativos no Distrito Federal (Sindmaap-DF), Marcelo Chaves, boa parte dos profissionais está em casa, sem trabalhar. “Estamos todos paralisados, mas não há como ter o controle de quantos estão participando e quantos estão rodando por aqui”, explica.

A motivação da mobilização é o prejuízo causado pela redução dos repasses dos aplicativos. De acordo com Marcelo, as plataformas fizeram uma alteração, que diminuiu o repasse de 20% a 30%. Ele afirma que tal mudança foi feita sem nenhum tipo de acordo com a categoria.

O motorista Lucas Mendes, 27, contou à reportagem que aderiu ao movimento após ter uma redução significativa nos ganhos das corridas. “O meu custo médio é de R$ 0,80 por quilômetro rodado. Com a redução, o repasse está sendo, em média, R$ 1 por km rodado. Eu estou, praticamente, pagando para trabalhar”, lamentou. Ele ressaltou que muitos colegas estão desistindo da profissão. “Ficou difícil lucrar bem, é um dinheiro muito suado e que, às vezes, nem vale a pena. Conheço pessoas que pararam de trabalhar como motoristas por falta de retorno”, finalizou.

Mesmo com tais mudanças, ainda é possível pedir os carros por aplicativo neste domingo. O Metrópoles apurou que, nas plataformas que funcionam no Distrito Federal, é possível conseguir motoristas sem muito esforço.

0

O Metrópoles tentou contato com as empresas 99, Uber e Cabify, mas, até a publicação desta reportagem, nenhuma delas deu retorno. O espaço está aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações