Morre Francisco Assis Aragão, grande nome da arquitetura de Brasília
Arquiteto projetou diversas casas na capital federal mesmo tendo ficado tetraplégico após um acidente ocorrido há mais de 40 anos
atualizado
Compartilhar notícia

Morreu nesta quinta-feira (6/1), aos 69 anos, o arquiteto cearense que morava em Brasília, Francisco de Assis Lima Aragão. Formado na Universidade de Brasília (UnB), ele foi responsável pelo projeto de mais de 100 casas no Distrito Federal mesmo tendo ficado tetraplégico durante a graduação, há mais de 40 anos.
Mara Nunes, artista plástica e amiga de Assis Aragão, diz que o legado do arquiteto será muito mais do que apenas as criações dele. “Ele nunca foi uma pessoa negativa. Criou uma legião de amigos no Brasil e no exterior com a forma que ele encarava a vida, e virou quase que um guru para muitos de nós”, comenta.
Em 2019, a UnBTV realizou uma entrevista com o arquiteto. Na oportunidade, ele mostrou como realizava os desenhos dele, mesmo com movimentos limitados. Confira:
Francisco foi internado em 26 de dezembro e teve falência múltipla de órgãos.
O velório dele ocorre nesta sexta-feira (7/1) a partir das 10h no Templo Ecumênico 2 do Cemitério Campo da Esperança Asa Sul.