metropoles.com

Mesmo após restrições, Ceilândia registra queda na taxa de isolamento

Segundo mapeamento da Casa Civil, distanciamento social é pouco respeitado, mesmo com decreto do GDF que suspendeu diversas atividades na RA

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Decreto determina fechamento do comércio não essencial em Ceilândia, Sol Nascente e Por do Sol
1 de 1 Decreto determina fechamento do comércio não essencial em Ceilândia, Sol Nascente e Por do Sol - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Dois dias após o governo determinar novas medidas de restrição para frear a pandemia do novo coronavírus em Ceilândia, mapeamento da Casa Civil revela que a taxa de isolamento na cidade não subiu.

O Governo do DF (GDF) decretou a interrupção das atividades na região administrativa na quarta-feira (8/7). Nesse dia, adesão ao isolamento era de 37%. Na quinta-feira (9/7), caiu para 34%.

Na sexta-feira (10/7), houve pequena reação e o nível voltou para 37%. Comportamento ligeiramente melhor presenciado no Pôr do Sol, onde o GDF também impediu a abertura de diversos segmentos. Entre quarta, quinta e sexta, a região registrou adesão de 34%, 32% e 35%, respectivamente.

Tabela de isolamento
Apesar de medidas de restrição taxa de isolamento em Ceilândia continuam as mesmas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de isolamento ideal durante a pandemia é acima dos 70%. Entre os dias 7, 8, 9 e 10 de julho, as médias em todo o DF foram, respectivamente, de 39%; 49%; 39,18% e 39,23%.

Nessa sexta-feira (10/7), as cidades do DF com menores taxas de isolamento foram a Estrutural e Planaltina, com índices de 29% e 33%, respectivamente.

0

A suspensão das atividades em Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente não tem data para acabar. O governo tomou a decisão após o aumento expressivo de pessoas infectadas e mortas pelo novo coronavírus.

O GDF instalou, inclusive, um contêiner de emergência para armazenar corpos, caso seja necessário, no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O governo ainda montou uma força-tarefa para combater o comércio não essencial na região.

181 vidas perdidas

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, na sexta-feira (10/7), o DF alcançou o total de 60.018 pessoas infectadas durante a pandemia. Ceilândia é a cidade com o maior número de casos: 8.997. Ou seja, responde por 15% do total.

A cidade também registra o maior número de vidas perdidas. Segundo o boletim, 181 moradoras e moradores de Ceilândia morreram com sintomas da Covid-19. No DF, o total de óbitos é de 785.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?