metropoles.com

Queimadas já atingiram área equivalente a 15 Águas Claras este ano

De janeiro a agosto, o fogo atingiu 126,7195 quilômetros quadrados (km²) do Cerrado brasiliense. O balanço deste ano está próximo do de 2015, quando 126,8508 quilômetros quadrados de área foram consumidos pelas chamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bombeiro com mangueira apagando fogo
1 de 1 Bombeiro com mangueira apagando fogo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

De janeiro a agosto, o fogo atingiu 126,7195 quilômetros quadrados (km²) do Cerrado brasiliense. Para se ter ideia da proporção, a área equivale a 15 vezes o tamanho de Águas Claras, ou cerca de 126 mil campos de futebol oficial. No período, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal registrou 1.528 ocorrências de incêndio.

De acordo com a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Carolina Schubart, da Secretaria do Meio Ambiente, apesar de terem sido altos os dados, ações do governo, como reforço em campanhas de conscientização e capacitação de voluntários, apresentaram resultados positivos. “A quantidade de queimadas deve-se a um fator climático diferente neste ano.”

O Distrito Federal passou por dois períodos de estiagem que, somados, dão 120 dias sem chuva. O primeiro durou de 19 de maio a 22 de agosto (96 dias). O segundo, de 29 de agosto a 22 de setembro (24 dias). A meteorologista Ingrid Peixoto, do Instituto Nacional de Meteorologia, afirma que a seca pode ser explicada pelo fenômeno El Niño, que neste ano foi um dos mais intensos desde 1950, quando se iniciou o registro.

“Foi um bloqueio atmosférico de massa de ar quente e seca que teve sua principal concentração no Centro-Oeste e se expandiu para 80% do País.” Segundo a meteorologista, o fenômeno durou de 2014 a 2016, o que justifica a elevação de temperatura, a seca e as chuvas atípicas nesses anos.

Comparação
O balanço deste ano está próximo do de 2015, quando 126,8508 quilômetros quadrados de área foram incendiados. No entanto, o número de ocorrências, 5.178, foi mais de quatro vezes maior naquele ano. O tamanho de área queimada e o número de ocorrências em 2015 foram maiores que nos três anos anteriores.

Em 2014, um total de 74,8845 quilômetros quadrados foram queimados em 3.837 incêndios. Em 2013, o fogo consumiu 79,6491 quilômetros quadrados de áreas em 4.132 ocorrências. Já em 2012, as queimadas atingiram 82,2004 quilômetros quadrados em 5.036 ocorrências.

Para diminuir a quantidade de queimada, o governo do DF apostou em reforçar campanhas educativas para conscientizar a população. Segundo a coordenadora do plano, Carolina Schubart, apesar da previsão de chuvas para os próximos meses, a vigência das ações se estenderá até novembro. O GDF informou que investiu R$ 4 milhões em produção de material educativo. Em casos de incêndio, é importante acionar o Corpo de Bombeiros com rapidez.

Telefone do Corpo de Bombeiros: 193

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?