metropoles.com

GDF abre a Vila Cidadã, palco de atividades no Fórum Mundial da Água

Espaço no estacionamento do Mané Garrincha é gratuito e aberto ao público. Terá programação interativa, exposições, palestras e filmes

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Jabur/Agência Brasília.
Vila água
1 de 1 Vila água - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

A Vila Cidadã, espaço onde estarão concentradas as atividades gratuitas do 8º Fórum Mundial da Água, foi inaugurada na manhã deste sábado (17/3) pelo governador Rodrigo Rollemberg no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Gratuito e aberto ao público de todas as idades, o espaço terá atividades interativas, exposições, palestras, filmes e apresentações artísticas. O objetivo é ampliar a participação social para assuntos relacionados à água. A vila ocupará 10 mil metros quadrados e funcionará de hoje a 22 de março, sempre das 9h às 22h. O fórum começará neste domingo (18) e seguirá até o dia 23 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“Esse é o evento mais importante do mundo para debater esse tema que tem tudo a ver com o futuro da humanidade, que é a água, e espero que a gente tenha uma participação muito grande de toda a população para que cada um traga a sua contribuição e a gente tenha um país melhor. A questão da água é responsabilidade de todos”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

Mobilidade
Durante a abertura do local houve, ainda, o lançamento do Cartão +Turista, a entrega do primeiro ônibus elétrico de Brasília e a ampliação dos pontos de bike compartilhada.

O veículo 100% elétrico traz mais conforto para os usuários do Sistema de Transporte Público do DF. A partir de abril, os passageiros poderão contar com um ônibus silencioso, com ar condicionado, piso baixo, acessibilidade e emissão zero de poluentes.

O ônibus vai operar na linha 110 da UnB. A previsão é que, até o fim do ano, mais um veículo elétrico faça parte da frota.

Atrações da Vila Cidadã

  • Avenida Olhos D’Água: porta de entrada para a Vila Cidadã. Ao longo do trajeto, fotografias de grandes rios do planeta conduzirão a uma imersão no tema da água.
  • Mercado de Soluções: apresentará 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.
  • Cinema da Vila Cidadã: exibirá longas e curtas-metragens de diferentes países com a temática da água. Haverá sessões especiais em quatro horários diários, de 18 e 22 de março. O Green Film Festival, organizado pelo Filmambiente Festival, premiará os melhores filmes apresentados, escolhidos por um júri internacional e pelo público.
  • Arena: com capacidade para 300 pessoas, abrigará conferências, apresentações e talk shows com convidados nacionais e internacionais
  • Green Nation: terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltados para visitantes de todas as idades.
  • Espaço Brasília: contará com ampla programação de atividades para apresentar a capital do País, cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?