metropoles.com

Justiça mantém demissão de funcionário do Metrô que escondeu estupro

Homem requereu licença para cumprir pena e, ao ser dispensado por justa causa, recorreu à Justiça do Trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

IStock
Decisão
1 de 1 Decisão - Foto: IStock

O juiz Osvani Soares Dias, titular da 3ª Vara do Trabalho de Taguatinga, manteve a dispensa por justa causa de um funcionário da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) condenado a mais de 8 anos de reclusão pelo crime de estupro.

O magistrado explicou que, no caso de condenação criminal com pena privativa de liberdade superior a 4 anos, a perda de cargo ou função pública é efeito direto e motivo de demissão por justa causa.

Além disso, conforme destacou, o trabalhador escondeu da Justiça que era funcionário público, bem como omitiu da empresa o fato de responder a processo criminal e ter sido condenado, “o que quebrou a fidúcia necessária para a manutenção do contrato de trabalho”.

O autor da reclamação conta que começou a trabalhar na empresa em dezembro de 1998 e, em abril de 2009, foi condenado a uma pena de 8 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão pela prática do crime previsto no artigo 213 do Código Penal. O delito, segundo o próprio trabalhador, teria acontecido em dezembro de 1997.

De acordo com o funcionário, para viabilizar o cumprimento de sua pena e não trazer transtornos ou prejuízos para o Metrô/DF, ele requereu licença para tratar de assuntos particulares, sem remuneração, pelo período de dois anos.

Disse que, antes do término do período da licença, obteve direito à progressão para o regime semiaberto e, em julho de 2017, autorização para trabalhar. Contudo, afirma que foi demitido por justa causa pelo Metrô/DF.

Na reclamação, ele pedia que fosse declarada nula a penalidade e, consequentemente, determinada sua reintegração ao emprego. Em defesa, o Metrô/DF contestou o pedido, sustentando a legalidade da dispensa motivada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?