metropoles.com

Viplan tem falência decretada pela Justiça do DF

Foi determinado, ainda, o arrolamento dos bens da empresa, o bloqueio das contas em nome da Viplan, e o fim da circulação de veículos

atualizado

Compartilhar notícia

Antônio Cruz/Agência Brasil
viplan
1 de 1 viplan - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Justiça do Distrito Federal decretou a falência da empresa Viplan. A juíza Tatiana Garcia determinou também a suspensão de todas as ações ou execuções contra a empresa até o encerramento do processo.

O pedido de falência foi feito por um credor. Na sentença, a magistrada confirmou que “não houve pagamento nem depósito nem indicação de bens à penhora para satisfazer a dívida”, considerando presentes os requisitos legais para decretação da falência.

Foi determinado, ainda, o arrolamento dos bens da empresa, o bloqueio das contas em nome da Viplan e o fim da circulação de veículos.

A empresa da família Canhedo operou no transporte público do DF por 40 anos, mas não conseguiu vencer licitação que renovou o sistema no governo de Agnelo Queiroz (PT) e encerrou as atividades em Brasília em 2011, quando tinha cerca de quatro mil funcionários.

A defesa da empresa pediu a reconsideração da decisão, alegando que a dívida de R$ 10 mil com o credor foi paga. No mês passado, em decisão liminar, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, determinou a suspensão de reclamação trabalhista contra a empresa.

Além de suspender a reclamação trabalhista e o leilão judicial, que estava marcado para 31/7, a presidente do STJ designou provisoriamente o juízo da Vara de Falências do DF para decidir sobre eventuais medidas urgentes, “sem prejuízo de ulterior exame pelo relator do feito (art. 955 do novo Código de Processo Civil)”.

Compartilhar notícia