TRE-DF: brasilienses têm até 6 de maio para resolver pendências

Após esse período, serviços, como solicitações de alistamento eleitoral, serão suspensos até novembro em função das eleições municipais

Giovanna Bembom/MetrópolesGiovanna Bembom/Metrópoles

atualizado 13/02/2020 20:53

Apesar de estarmos em ano eleitoral, em 2020 não haverá eleições no Distrito Federal, porque as escolhas de candidatos acontecem apenas nos municípios para os cargos de prefeito e vereador. Entretanto, o cadastro eleitoral obedece a um calendário nacional, e no dia 6 de maio será fechado para todos os serviços, inclusive em Brasília.

As solicitações de alistamento eleitoral, revisão (mudança de endereço e demais dados cadastrais), transferência de domicílio eleitoral (mudança de cidade de votação) e solicitação de segunda via só podem ser feitas até a data especificada acima. Depois disso, o cadastro eleitoral só reabre em novembro, depois das eleições.

Historicamente, os eleitores deixam para procurar as Zonas Eleitorais para resolver suas necessidades e pendências com a Justiça Especializada somente muito próximo aos dias em que o cadastro é fechado, e isso acaba gerando filas nas sedes dos cartórios.

Importante ressaltar, também, que, neste ano, os cartórios somente atenderão aos eleitores dentro do horário regular de expediente, respeitando a capacidade operacional da unidade.

Por essas razões, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sugere que:

  • Até o mês de maio, só procurem os cartórios eleitorais para serviços essenciais, como o primeiro alistamento. Serviços como mudança de endereço, atualização de dados cadastrais e emissão de segunda via não são prioridades neste ano em que não há votação no DF.
  • Para serviços essenciais, procurem os cartórios o quanto antes, evitando deixar para os últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral.
  • Baixem e usem, quando necessário, o e-título, que é um documento virtual válido para fins de comprovação de regularidade junto à Justiça Eleitoral.
  • Procure agendar seu atendimento no site do TRE-DF.

Últimas notícias