metropoles.com

Justiça obriga Exército a pagar home care de idoso com mal de Alzheimer

Homem precisa do tratamento especializado por sofrer com diversas doenças. Exército cancelou tratamento no sábado (22/8)

atualizado

Compartilhar notícia

O Tribunal de Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, neste domingo (23/8), obrigar o Exército Brasileiro a manter um sistema de atendimento médico home care 24 horas por dia a um idoso de 85 anos com diversas doenças. Segundo consta no processo, o plano de saúde militar retirou a assistência de um dia para o outro sem motivos.

O impasse começou logo após José Augusto Cesar sair de uma internação ocorrida no começo do ano. Com mal de Alzheimer, anemia, hidrocefalia e difagia, o idoso passou a precisar cada vez mais de assistência para continuar a vida.

No dia 15 de agosto, o quadro de José piorou e o regime de home care que era mantido por 12 horas diárias passou a não ser mais suficiente, sendo necessário um acompanhamento total. O serviço chegou a ser oferecido durante a semana seguinte, mas o Exército informou, no dia 21, que a partir do dia 22 cancelaria o atendimento.

A advogada Janaína Cesar Doles, portanto, entrou na Justiça com pedido de urgência para que o home care 24 horas fosse retomado. “O neurologista e a médica da clínica que o atendiam fizeram um laudo que demonstram essa necessidade’, explica.

Segundo ela, o cuidado precisa ser prestado por um profissional capacitado, uma vez que vários procedimentos precisam ser realizados. “Precisam medir o oxigênio, tirar pressão e ele está tomando um antibiótico na veia”, enumera.

Diante dos argumentos, o juiz plantonista considerou válidos os argumentos e deferiu o pedido obrigando a Prestação de Assistência à Saúde Suplementar do Servidor Civil do Exército (PASS) a custear o home care por 24 horas diárias.

Confira a decisão:

Decisão TRF-1 by Metropoles on Scribd

Procurado, o Exército do Brasil informou que não conseguiria cumprir o prazo de resposta dado pela reportagem, mas não pediu novo prazo ou disse estar apurando. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?