metropoles.com

Justiça derruba lei que reservava 50% de cargos em comissão a mulheres

Segundo desembargadores do Conselho Especial do TJDFT, norma proposta pela deputada distrital Telma Rufino (Pros) apresentava vícios

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
tribunal de justiça do DF, TJDFT
1 de 1 tribunal de justiça do DF, TJDFT - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) julgou inconstitucional a Lei Distrital nº 5.679/2016, que previa a reserva de, pelo menos, 50% dos cargos comissionados do serviço público do DF a mulheres. De acordo com os desembargadores, a norma apresenta vício porque viola a própria natureza dos cargos, que são de “livre nomeação e exoneração”.

De autoria da deputada federal Telma Rufino (Pros), a lei prevê a reserva de vagas a mulheres nos órgãos da administração direta, indireta e fundacional dos poderes Executivo e Legislativo do Distrito Federal. A proposta foi aprovada pela CLDF, mas vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Em agosto do ano passado, a Câmara Legislativa derrubou o veto do Executivo e promulgou a lei. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) entrou então com ação de inconstitucionalidade contra a norma.

De acordo com o MP, além do vício, a norma seria formalmente inconstitucional, porque foi proposta pelo Poder Legislativo, mas trata de assunto privativo ao governador do DF, no caso, o provimento de cargos, organização e funcionamento de órgãos públicos.

A CLDF, por sua vez, se manifestou pela constitucionalidade da lei. Já o GDF e a Procuradoria-Geral do DF defenderam o pedido do Ministério Público. Os juízes então determinaram a inconstitucionalidade da norma, com efeito retroativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?