metropoles.com

Assassino de professora em posto de saúde do DF é condenado a 30 anos

Leonardo Guilherme dos Santos foi sentenciado a três décadas de cadeia, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
professora-Raquel-832×577
1 de 1 professora-Raquel-832×577 - Foto: Reprodução

A 1ª Vara Criminal do Gama condenou a 30 anos de reclusão o responsável pelo primeiro crime de latrocínio registrado no Distrito Federal neste ano. Leonardo Guilherme Bastos dos Santos foi sentenciado pela morte da professora Raquel Costa Miranda, durante um assalto em frente ao Posto de Saúde 5 do Gama. O crime ocorreu em 4 de janeiro. O réu deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado e não tem direito a recorrer da decisão em liberdade.

O latrocínio ocorreu na manhã da primeira quarta-feira do ano. De acordo com os autos do processo, a professora Raquel Miranda se dirigia ao posto de saúde após estacionar seu carro, quando foi abordada pelo acusado. Assustada com o ataque abrupto, ela teria tentado se desvencilhar do agressor e caiu no chão. Nesse momento, Leonardo dos Santos atirou contra o tórax da vítima e pegou as chaves do carro dela.

O veículo foi encontrado carbonizado no mesmo dia em um matagal no Novo Gama (GO). O réu foi preso no dia seguinte e confessou o crime.

Ao condenar Lucas Santos, o juiz Arquibaldo Carneiro Portela disse que ele “demonstrou enorme ousadia e destemor, pois não se intimidou de praticar o fato, de arma em punho, em local de grande movimentação de pessoas, na área central desta cidade [Gama], em plena luz do dia, em frente a um posto de saúde, em horário de funcionamento deste”.

Pelo crime de latrocínio, o réu foi condenado a 28 anos de prisão. No entanto, como já tinha sido sentenciado em outras ocasiões por roubo e tráfico de drogas, a pena foi acrescida de dois anos.

Vítima
No dia do crime, Raquel Costa Miranda chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional do Gama em estado grave, mas não resistiu. Ela era professora de português em uma escola do Recanto das Emas e deixou marido e dois filhos: um adolescente de 17 anos e uma menina de 6.

Compartilhar notícia