metropoles.com

Filhos são os que mais cometem violência contra os idosos no DF

Das 786 pessoas que procuraram a Central Judicial do Idoso nos primeiros nove meses do ano, 216 sofreram violência, sobretudo financeira e psicológica

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Idoso
1 de 1 Idoso - Foto: Pixabay

Um em cada quatro casos que chegaram à Central Judicial do Idoso, entre janeiro e setembro deste ano, está relacionado à violência contra pessoas acima de 60 anos. Os filhos são os maiores agressores, e a motivação financeira, a mais comum. No período, foram feitos 1.986 atendimentos, destes, 786 casos novos. O restante refere-se ao acompanhamento de idosos que já foram acolhidos pela central.

As estatísticas mostram uma triste realidade. Das pessoas que procuraram a central nos nove primeiros meses do ano, 216 sofreram violência, sobretudo financeira e psicológica. A negligência vem em segundo lugar, com 42 casos.

A violência financeira é enquadrada em situações quando há exploração indevida da renda e apropriação do patrimônio do idoso, como, por exemplo, obrigar a pessoa a contrair empréstimo. A violência psicológica é marcada por agressões verbais ou gestos que visem afetar a autoestima, a autoimagem e a identidade da pessoa idosa, ou mesmo aterrorizá-la. Os insultos e ameaças estão entre as situações mais denunciadas.

Já a negligência pode ser caracterizada pela falta de atenção com as necessidades da pessoa idosa, como o descuido com segurança e higiene. As principais vítimas de violência no período analisado foram as mulheres, com 112 casos. Os filhos são os que mais praticam a violência contra os idosos – 84 ocorrências. As regiões administrativas com maior número de denúncias atendidas pela central foram Ceilândia, com 36 casos, Brasília, com 22, e Taguatinga, com 16.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública do DF. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes. (Com informações do TJDFT)

SERVIÇO
A Central Judicial do Idoso funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e atende os idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é (61) 3103-7609.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?