metropoles.com

DF: prédio é condenado por proibir morador de usar churrasqueira

Motivo da proibição do uso seria suposta inadimplência do residente. Justiça negou recurso do condomínio

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
tribunal de justiça do DF, TJDFT
1 de 1 tribunal de justiça do DF, TJDFT - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou, por unanimidade, recurso do Condomínio Altos de Taguatinga, que proibiu um dos moradores de utilizar as áreas comuns do prédio, entre elas a churrasqueira. O motivo da recusa ao uso seria a inadimplência entre o residente e a unidade habitacional.

De acordo com o TJDFT, o autor buscou reparação judicial por danos morais sofridos quando tentou fazer uso das áreas de lazer do prédio onde reside e foi proibido. Além de ter o acesso à churrasqueira restrito, o morador acabou impedido de votar em assembleias e registrar as filhas na portaria, por supostos débitos junto ao referido condomínio.

Segundo o residente, o condomínio teria ajuizado ação de cobrança de taxas referente ao período de outubro de 2015 a março de 2016, a qual restou extinta, pois ainda não havia de fato tomado posse do imóvel.

Constrangimentos

O condômino ressaltou que o incidente lhe causou constrangimentos e prejuízos de ordem moral, tendo em vista a exposição de suposta condição de inadimplência de sua parte perante os vizinhos.

No recurso, o residencial reiterou os argumentos apresentados na ação inicial. A defesa do condomínio alegou que a ação de cobrança foi interposta contra o autor em razão de seu nome constar na matrícula do imóvel, motivo pela qual não houve má-fé na propositura da referida ação.

Por outro lado, sustenta que a reserva da churrasqueira é feita eletronicamente e que, havendo débito na unidade imobiliária, o sistema a impede de ser feita.

A Justiça não aceitou o pedido da defesa, decidiu manter a sentença e condenar o condomínio a indenizar o morador em R$ 5 mil a título de danos morais. (Com informações do TJDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?