Inmet alerta para ventos de até 100 km/h e fortes chuvas em Brasília

Há possibilidade de chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em Brasília neste domingo (19/12)

Olavo David
Compartilhar notícia

Alerta laranja para o Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em Brasília neste domingo (19/12). O órgão espera precipitações entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Com isso, é preciso atenção redobrada para quedas de vegetação, alagamentos e falhas elétricas, ocasionadas por defeitos na rede ou mesmo por raios.

A probabilidade de chuva é maior nos períodos de tarde/noite, quando são esperadas trovoadas, inclusive. A temperatura fica entre 19ºC, na mínima estimada, e 27ºC, na máxima. À medida que dezembro passa, a temperatura média e a sensação térmica sobem. Entre 5 e 9 deste mês, a média aferida pelos termômetros não ultrapassou 20ºC, com sensação na casa dos 22ºC.

1/4
Chuva forte em Brasília
A probabilidade de chuva é maior nos períodos de tarde/noite, quando são esperadas trovoadas
É preciso atenção redobrada para quedas de vegetação, alagamentos e falhas elétricas, ocasionadas por defeitos na rede ou mesmo por raios

A partir do dia 10, porém, observa-se uma escalada que estaciona nos 25ºC aferidos em média no dia 14. Esse fenômeno caracteriza o fim da primavera e a chegada do verão, que dará o ar da graça na terça (21/12).

Para combater os efeitos da chuva, no início de dezembro a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e outras iniciativas governamentais atuaram para cortar árvores deterioradas e liberar bocas de lobo ao redor do DF. Na W3 Norte, por exemplo, foram 12 destas recuperadas. Patrulhas da Novacap também fazem uma vistoria geral na vegetação ao redor do DF.

Algumas medidas de segurança podem preservar a integridade tanto de pessoas quanto de eletrodomésticos. A tradicional contra indicação de buscar abrigos debaixo de árvores, evita o risco de descargas elétricas e quedas, por exemplo, enquanto não deixar carros e motos próximos a torres de transmissão protege o veículo da mesma forma. Desligar aparelhos elétricos e eletrônicos pode garantir que não sejam queimados com picos de energia.

E, claro, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados em situações de emergência.

Sair da versão mobile