metropoles.com

Idosa finalmente recebe veículo comprado com desconto para deficiente

Ela faz hemodiálise seis vezes por semana e, há um ano, lutava pela chave do automóvel. Legislação federal permite a isenção de impostos

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
idosa
1 de 1 idosa - Foto: Arquivo pessoal

Maria de Fátima Oliveira Rocha, 68 anos, acordou, nesta quinta-feira (2/6), com um carro novo na garagem. Imediatamente, ela emplacou o automóvel e foi ao banco dirigindo. Parece algo comum, mas para a aposentada, que é deficiente renal, foi uma novela conseguir o veículo.

Há duas semanas, o Metrópoles mostrou a saga de Maria de Fátima para conseguir comprar o veículo com o desconto que lhe é garantido por lei devido aos problemas de saúde. E só agora, depois de um ano, ela adquiriu o automóvel.

“Você viu como se resolve? Foi uma batalha que a gente ganhou. Agradeço muito a ajuda de vocês e de quem leu a matéria e se indignou com a gente. Deu resultado!”, contou animada. Nesta sexta-feira (3/6), ela irá com o carro próprio para mais uma sessão de hemodiálise. “Sempre saio cansada do tratamento e, agora, poderei chegar em casa mais cedo e descansar”, comemorou a aposentada.

Entenda o caso
Maria de Fátima faz hemodiálise seis vezes por semana e, por causa do problema de saúde, a Lei nº 8.989/1995 garante a compra de um veículo 0km com a isenção de alguns impostos. Há um ano, a aposentada começou a juntar a papelada para a compra do carro: foi ao Detran, Receita Federal e, finalmente, aos órgãos do Distrito Federal para comprovar o problema e tirar a carteira de motorista especial para pessoas com deficiência.

Após seis meses, foi a concessionária acreditando que os problemas estavam resolvidos. Mas se enganou. Na Smaff Hyundai do Sia, precisou pagar um despachante, deu o valor de entrada do automóvel e consegui um financiamento bancário para o restante da quantia.

Mesmo com todos esses procedimentos, Maria de Fátima não conseguiu a chave do carro. Segundo ela, a concessionária enrolou o quanto pôde. Quando achou que conseguiria o veículo, a empresa informou que ele havia sido roubado.

Somente depois da publicação da reportagem, o advogado da aposentada consegui uma reunião com a concessionária e ela, enfim, pegou o veículo. “Eu estou muito feliz, espero que a vida fique um pouco mais fácil agora”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?