metropoles.com

Ibaneis lança programa Renova-DF, que vai atender a 3 mil alunos

Beneficiários receberão ajuda de custo no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Ibaneis Rocha inaugura o Renova-DF
1 de 1 Ibaneis Rocha inaugura o Renova-DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou, na manhã desta segunda-feira (31/5), o programa Renova-DF, de qualificação profissional, criado pela Secretaria de Trabalho para atender 3 mil alunos. A iniciativa concederá ajuda de custo no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

O projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) vai qualificar pessoas desempregadas. Os beneficiários da proposta terão aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Serão três meses de formação para cada grupo de mil alunos, com 20 horas semanais.

Nas aulas práticas, os estudantes farão a recuperação de praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas, jardins e paradas de ônibus.

Os participantes devem ter frequência e aproveitamento igual ou superior a 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Aqueles que tiverem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.

Os estudantes já foram selecionados e entregaram toda a documentação. Participam pessoas com mais de 18 anos; moradores do DF; cidadãos nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; e indivíduos em situação de desemprego.

As aulas de auxiliar de manutenção, com noções em seis profissões, serão práticas e aplicadas na conservação do patrimônio público da capital.

0

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo local entregou cinco kits aos estudantes do programa.

“Neste governo, não faltam recursos. Esse projeto será permanente. Ele foi criado e está sendo implantado com muito carinho. Vamos começar aqui em Ceilândia, nesta semana, depois em Samambaia, e vamos implementar nas 33 regiões administrativas, trazendo melhorias”, disse Ibaneis Rocha.

“São mais de 30 mil empregos gerados no DF durante a pandemia. Nós temos cuidado da nossa população com carinho. A pandemia não assolou a nossa vontade de trabalhar pelo povo. Ao fim da pandemia, seremos o estado que conseguirá sair primeiro da crise econômica”, completou o governador.

O secretário de Trabalho, Thales Ferreira, comemorou o lançamento do projeto. “A pasta começou como uma secretaria simples e pequena. Hoje, lançamos 500 vagas de trabalho todos os dias nas cidades. Esse é o maior programa de inclusão e qualificação profissional, em um momento que todos se preparam para a retomada da vida, no período de pandemia do novo coronavírus. É a recuperação da dignidade e autoestima de todos que participam desse programa.”

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?