metropoles.com

História de escola pública do DF com 60 anos vira livro

Jornalista Antônio de Pádua Gurgel conta história de projeto pedagógico inovador que inspira práticas ainda hoje

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/UnB
escola na UnB
1 de 1 escola na UnB - Foto: Divulgação/UnB

Como parte das comemorações pelo 60º aniversário da Universidade de Brasília (UnB), será realizada a pré-venda do livro “CIEM: uma escola para a Vida”. A obra conta a história do Centro Integrado de Ensino Médio (Ciem), que revolucionou o ensino público do Brasil.

“Essa escola, há 60 anos, experimentava técnicas pedagógicas que só agora estão sendo implementadas”, explica o jornalista Antônio de Pádua Gurgel, autor do livro. A pré-venda acontecerá durante a 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 24 e 30 de julho no campus da UnB.

0

O Ciem era uma escola de educação integral, portanto, que trabalha o desenvolvimento psicológico e social do estudante; e em tempo integral, ou seja, com mais horas de ensino. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estimulava os alunos a desenvolverem suas competências socioemocionais, como propôs o Ciem ainda no século XX.

“Atualmente na BNCC tem o Projeto de Vida, que é quando o estudante chega no ensino médio ele é convidado a fazer escolhas a longo prazo, essa escolha vai direcionar todo o currículo dele. Ele faz o projeto de vida ai a escola organiza um currículo para que ele possa alcançar seus objetivos. Acontece que em 60 já tínhamos isso, chamava-se práticas evolutivas”, narra Antônio.

O Ciem, quando criado, fazia parte da estrutura da UnB e teve o projeto pedagógico idealizado por Anísio Teixeira, considerado o pai da escola pública no Brasil, e Darcy Ribeiro, fundador da universidade.

Compartilhar notícia