metropoles.com

Grupo protesta em frente ao Congresso Nacional contra o impeachment

Segundo a PM, 300 pessoas estiveram no local. Manifestantes entoaram cantos: “o Congresso Nacional não me representa” e “não vai ter golpe”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
golpe
1 de 1 golpe - Foto: Reprodução/Facebook

Um grupo de cerca de 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, esteve em frente ao Congresso Nacional para protestar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e “a favor da democracia” na manhã deste domingo (24/4). O ato teve performances artísticas, em que os manifestantes escreveram as palavras “golpe”, “coup” (golpe, em francês) e “SOS” com os corpos no gramado.

A ideia foi do professor de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB) Fernando Villar. “Isso começou com conversas entre pessoas que estão se sentindo muito mal e injuriadas com o que está acontecendo no Brasil. Bolamos essa manifestação para mostrar que estamos bastante conscientes de que isso é um golpe”, afirmou ao Metrópoles. “Na UnB, por exemplo, eu estava achando os alunos muito quietos. Mas agora estão vendo o tempo que perderam. O pessoal está reagindo, e antes arte do que nunca”, completou.

PMDF/Divulgação
Concentração de pessoas em frente ao Congresso Nacional

O ato foi planejado para 43 pessoas, mas as informações sobre o protesto vazaram e o ato concentrou muito mais gente que o esperado. “Era pra ser bem rápido, em uma coreografia de transformação. Mas foi uma festa maravilhosa, foi bonito”, avaliou o professor.

Depois da performance, estudantes da universidade entoaram cantos de “O Congresso Nacional não me representa” e “Não vai ter golpe, já tem luta”, que foram seguidos pelos presentes no local. Integrante do Pelotão Roda Viva, Pablo Magalhães, de 19 anos, afirmou que o grupo foi criado dentro da UnB. “Foi uma organização do professor, mas tudo parte de uma liderança para se tornar coletivo”, defendeu.

Um ato coordenado pela diretora de produção Rita Andrade está marcado para a Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (25), a partir das 17h30.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?