Categorias: Distrito Federal

Grupo pró-Guaidó invade a Embaixada da Venezuela em Brasília

A manhã desta quarta-feira (13/11/2019) é marcada por uma confusão na Embaixada da Venezuela em Brasília, localizada na 803 Sul. Um grupo que reconhece Juan Guaidó como presidente interino do país sul-americano teria invadido durante a madrugada o local, no momento em que pessoas ainda dormiam.

A Polícia Militar foi acionada e, quando chegou à embaixada, cerca de 30 pessoas estavam do lado de fora em apoio ao corpo diplomático. Houve troca de agressão entre os manifestantes. Eles derrubaram o portão e parte conseguiu entrar. A PM usou spray de pimenta para conter os ânimos.

“Estamos aqui para dar proteção ao corpo diplomático. É uma vergonha. Isso nunca aconteceu no Brasil. Um horror. Estão desobedecendo a ordem do chefe da diplomacia aqui”, disse a advogada Graça Pacheco, que se diz solidária ao corpo diplomático ameaçado.

“Não sabemos como eles [grupo pró-Guaidó] entraram aqui pela porta de acesso e saída da embaixada. Tem um veículo que não sabemos de quem é e está dentro do território venezuelano de forma ilegal. Estamos sofrendo uma invasão. O que está acontecendo é muito grave”, contou o encarregado de negócios Freddy Flores Meregotti.

A confusão começou após um grupo de pessoas ligadas à embaixadora Maria Teresa Belandria ocupar o local e tentar tirar funcionários lá de dentro. Pela manhã, chegou o grupo do embaixador que está ativo e colocou os invasores para fora.

O país tem dois representantes após Belandria ter sido indicada pelo autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. O líder oposicionista ao governo de Nicolás Maduro tem o reconhecimento do governo brasileiro e entregou a carta credencial de Belandria para tornar-se embaixadora no Brasil.

Apesar dessa movimentação em favor de Guaidó, o governo brasileiro informou que não expulsaria os diplomatas venezuelanos indicados pelo governo de Maduro.

Comunicado
Por meio de nota, a embaixadora María Teresa Belandria informou que um grupo de funcionários entrou em contato com ela e informou que reconhecia Juan Guaidó como presidente. Eles entregariam de forma voluntária a sede diplomática. A situação foi então comunicada ao Ministério das Relações Exteriores.

“Ao entrar na embaixada, verificamos que um grupo de funcionários está morando na residência oficial, que fica próximo à sede administrativa”, informa em nota Belandria (veja a íntegra do documento abaixo). Por fim, ela informou que vai apoiar os funcionários que ainda estão no local e não querem deixar o país.

Entenda
A Venezuela vive uma intensa crise econômica e social que se agravou neste ano, com a posse de Nicolás Maduro para o segundo mandato presidencial, em 10 de janeiro. Diante dessa situação, o líder oposicionista Juan Guaidó declarou-se presidente interino do país. Maduro, no entanto, permanece à frente do governo e conta com o apoio das Forças Armadas do país.

Guaidó recebeu apoio de alguns países, como Brasil e Estados Unidos. A Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outras entidades, se manifestou em defesa de novas eleições na Venezuela.

Comunicado Oficial 13 Nov 2019 by Anonymous 6yWyVG on Scribd

Nathália CardimeIana Caramori

Atua como repórter de Cidades no Metrópoles, formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2010. Já passou pela redação dos jornais Correio Braziliense e Aqui DF, integrando a equipe da editoria de Cidades. Em 2013, foi assessora de imprensa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Distrito Federal. Foi repórter e coordenadora de redação da Revista Foco. Faz pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo.

Últimas notícias

Fácil e gostoso: confira a receita do bolo de pamonha

O preparo é perfeito para comer tomando um cafezinho no fim da tarde

34 minutos passados

Ceasa: veja o que está barato nesta sexta-feira (24/01/2020)

O quilo do tomate, cujo preço aumentou na semana passada, teve uma queda de 37,5% no preço. Por outro lado,…

34 minutos passados

Éramos Seis chega ao capítulo 100 e promete grandes emoções

A obra já havia ganhado três versões, exibe nesta sexta-feira (24/01/2020) uma sequência gravada há um mês

35 minutos passados

Extinção do juiz de garantias é boa notícia da casa de horrores

Na primeira mexida, de Toffoli, o bezerro de três cabeças passou a ter duas. Agora, tem uma e meia

35 minutos passados

Avenida Brasil: resumo desta sexta-feira (24/01/2020)

A novela vai ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, após a Sessão da Tarde

35 minutos passados

Veja receitas de chás para combater a gripe das crianças

Conheça receitas para espantar de vez o mal-estar dos pequenos

35 minutos passados