Golpistas do financiamento fácil enganaram de doméstica a empresário no DF

Empresa chamada ConsultScore promete ajudar a pagar carro que nunca é entregue. Estelionato vem ocorrendo em Taguatinga

atualizado 10/08/2020 18:10

Golpes no DFMichael Melo/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga uma loja de Taguatinga que promete juros baixos em financiamento, além de aumentar o score do Serasa para qualquer pessoa. Usando anúncios de veículos pela internet como isca, a empresa ConsultScore possui todo um roteiro para convencer clientes de que o melhor caminho é pagar para limpar o nome.

O caso aconteceu com a empregada do servidor público Gabriel Barja, 44 anos, que tentava comprar um carro. Com o preço baixo e várias fotos no site de vendas atestando o bom estado do veículo, ela entrou em contato por WhatsApp com a suposta dona do carro.

Após uma breve conversa, ficou acertado que o automóvel estaria no endereço combinado em Taguatinga para que ela e o marido pudessem ver se a quilometragem estava certa e os documentos em dia.

Quando o casal chegou ao endereço indicado, o veículo não estava lá. “Apareceram com uma conversa de que não estava disponível no momento e fizeram toda uma enrolação para justificar. Depois de um cadastro, inventaram que o score dela no Serasa estava baixo e não podiam fazer um financiamento”, explica Gabriel.

A solução foi oferecida na hora. O estabelecimento afirma ter um jeito de aumentar o score de maneira rápida. Basta o comprador pagar R$ 1,6 mil e esperar a aprovação posterior. “Eles fizeram tudo parecer muito profissional. Deram um contrato para assinar e tudo o mais”, conta o servidor.

Mesmo a mulher tendo arcado com a quantia, os golpistas entraram em contato novamente com a vítima pedindo mais dinheiro. “Foi aí que fiquei sabendo. A nossa empregada veio pedir dinheiro emprestado para pagar mais R$ 1,8 mil. Na hora que fomos ver, identificamos o golpe”, lamenta Gabriel.

A partir daí, o servidor assumiu as conversas com a loja, que se mostrou irredutível. “Fiz o boletim de ocorrência e pedi para que devolvessem o dinheiro. Fiz isso várias vezes, mas não respondem. Dizem que o contrato foi firmado com uma pessoa só e as negociações são apenas com ela”, destaca.

Confira os anúncios e mensagens trocadas com as vítimas:

0

 

O caso não ocorreu apenas com uma vítima. Várias queixas no site Reclame Aqui demonstram o mesmo modo de operação da empresa, que promete financiamento fácil e rápido, ainda que isso signifique pagar uma grande quantia em dinheiro antes.

Confira as reclamações:

0

Aumento de score não existe

Tanto o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) quanto o Serasa alertam o consumidor que a única maneira de limpar o próprio nome e melhorar a pontuação é negociando e pagando as dívidas. Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz desconhecer qualquer empresa ou serviço oferecido por terceiros capaz de melhorar o score de crédito dos clientes.

Esse tipo de golpe foi alvo de reportagem pelo Metrópoles em setembro de 2019. Na época, a Divisão de Falsificação e Defraudação (Difraudes) da Polícia Civil disse que o esquema quase sempre tem a compra de automóveis – por terem valores menores e o controle mais frágil quando comparados, por exemplo – vinculada à liberação de dinheiro para a aquisição de um imóvel.

Procurada, a ConsultScore se posicionou por meio de nota na segunda-feira (10/8), um dia após a publicação da matéria.

Segundo a empresa, ela “trabalha de forma séria e transparente, prezando por sua credibilidade no mercado”. Dessa forma, os responsáveis afirmam que jamais se envolveram “com qualquer tipo de golpe”.

De acordo com a ConsultScore, o caso relatado na reportagem “já havia sido solucionado, com o ressarcimento integral do valor pago”.

Sobre a promessa de aumento de score, a empresa afirma que não é este o trabalho da empresa. “Esclarecemos ainda que somos uma consultoria especializada em assessoria de crédito, fazendo um diagnóstico personalizado dos clientes e prestando um serviço de direcionamento específico dedicado ao seu reposicionamento de crédito. Tudo isto é explicado aos nossos clientes e veiculados em nossos canais de comunicação, não havendo promessas de aumento de score junto ao Serasa”.

Últimas notícias