metropoles.com

GDF tenta parceria com União para construir novo polo imobiliário

Projeto foi apresentado por Ibaneis ao vice-presidente, Hamilton Mourão. Ideia é usar terrenos do Exército próximo à antiga Rodoferroviária

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Asa Norte
1 de 1 Asa Norte - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) propôs convênio com a União para construir um polo financeiro e imobiliário em terrenos do Exército que ficam perto da antiga Rodoferroviária. A ideia foi levada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRB), em reunião na tarde desta segunda-feira (16/12/2019).

Caso a parceria entre os governos local e federal para construir edifícios comerciais e residenciais seja firmada, o GDF pretende começar as obras em 2020. “É uma área nobre, que está sujeita a invasões a todo momento, mesmo com o Exército cuidando muito bem do espaço”, disse o governador.

O empreendimento foi planejado para ser implementado em um terreno de aproximadamente 400 hectares, na ponta do Eixo Monumental. Segundo Ibaneis, a parceria também atenderia a interesses do governo federal. “Eles têm muito essa visão na questão da privatização, de arrecadar recursos, e essa é uma área que pode render bons valores”, completou.

Mourão concordou em agendar uma reunião com as lideranças da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), com o Ministério da Defesa e outras representações nacionais para discutir a possibilidade de parceria.

Questionado quanto aos estudos de impactos urbanos e ambientais, Ibaneis disse que existe um “projeto consolidado, consultado junto ao Iphan [Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e órgãos ambientais, inclusive com preocupação em fazer barreira para proteção da Floresta Nacional”. O projeto é desenvolvido pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e prevê execução e recursos da iniciativa privada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações