metropoles.com

GDF: nova licitação reduzirá consumo de papel em pelo menos 25%

Edital da Secretaria de Economia vai aderir à ata de preço e poderá ter resultado ainda maior após implantação de sistema digital no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Com as investidas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Governo do Distrito Federal (GDF) quer também reduzir o consumo de papel em todos os órgãos públicos distritais. Só para se ter ideia, na última licitação para compra de folhas no formato A-4, realizada em 2018, foram adquiridas 371.825 resmas. O valor gasto foi de R$ 4.777.951,25.

Novo levantamento da Secretaria de Economia afirma que reduzirá em 25% a aquisição de resmas. Assim, serão adquiridas 279 mil . Em termos de recursos, a economia será de R$ 1,9 milhão, podendo cair ainda mais nos próximos anos.

“Além da redução da quantidade, a licitação será realizada pela Central de Compras e seguirá a legislação específica do Sistema de Registro de Preços. Por esse sistema, a empresa vencedora assina uma ata na qual registra o preço e a quantidade ofertados e se compromete a mantê-los por determinado período de tempo”, afirmou o secretário André Clemente.

A ata é uma previsão e, embora sinalize a redução do valor, pode ser que a queda seja ainda menor, já que a Administração Pública não é obrigada a comprar a quantidade estimada na licitação. “Assim, as compras só são feitas de acordo com a necessidade, possibilitando maior economia”, disse à coluna.

Compartilhar notícia