*
 

O decreto do Parcelamento Urbano Isolado (PUI), que pode viabilizar a regularização de 1.544 terrenos no Distrito Federal, foi assinado nesta terça-feira (8/5) pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB). A medida demarca nove ocupações informais no Gama, Sobradinho, Planaltina e Riacho Fundo.

A regularização fundiária beneficiará 4.606 habitantes do Residencial Victória, Comunidade Boa Vista, Comunidade Lobeiral, Serra Verde, Arrozal, Jardim do Oriente, Privé Morada Norte, Parque Sol Nascente, Granja Modelo I. “É o 12º parcelamento urbano isolado. O decreto é uma condição fundamental para que a infraestrutura possa chegar nessas localidades”, ressaltou o chefe do Executivo local.

Os lotes beneficiados são classificados como ocupações de interesse social, com famílias de até 12 salários mínimos. Eles estão localizados em núcleos rurais, conforme explicou o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade.

De acordo com o gestor, a maioria abriga casas, mas também há construções com outras finalidades. “São comunidades consolidadas, muitas vezes [existem] há mais de 30 ou 40 anos, então há comércios e igrejas”, destacou.

Os locais beneficiados são:

Residencial Victória, no Gama
Comunidade Boa Vista, Comunidade Lobeiral e Serra Verde, em Sobradinho
Arrozal, Jardim do Oriente, Privé Morada Norte e Parque Sol Nascente, em Planaltina
Granja Modelo I, no Riacho Fundo I

Elas se juntam a outros três locais delimitados no ano passado:

Incra 8, em Brazlândia
Vila Basevi, em Sobradinho
Engenho das Lajes, no Gama