metropoles.com

GDF antecipa vacinação das pessoas de 62 e 63 anos para esta 6ª feira

Alguns postos iniciaram a aplicação das vacinas para esse grupo por volta das 10h, quando nova remessa começou a ser entregue

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

O GDF antecipou a vacinação das pessoas de 62 e 63 anos e iniciará a campanha para esse público nesta sexta-feira (23/4). A imunização estava prevista para começar a partir das 13h. Entretanto, muitos postos acabaram recebendo novas doses antes e iniciaram a imunização por volta das 10h, como foi o caso da unidade no Parque da Cidade e UBSs em Taguatinga, Planaltina e no Guará.

A mudança foi possível por causa da chegada de 46,5 mil doses de vacinas ao Distrito Federal por meio do programa Avião Solidário da Latam. A aeronave, que saiu de São Paulo rumo ao Distrito Federal com os novos imunizantes contra a Covid-19, pousou por volta da 1h no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

Veja aqui a lista de postos de vacinação no Distrito Federal.

A faixa etária de 62 e 63 anos engloba um público de 45.021 pessoas. Não há necessidade de agendamento.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que o planejamento inicial era vacinar esse público no sábado (24), mas o comitê de operacionalização da vacinação contra a Covid-19 decidiu antecipar. “Desde a chegada das doses até a Rede de Frio, a equipe trabalhou durante a madrugada conferindo a remessa e dividindo o quantitativo para ser enviado para cada Região de Saúde. No início da manhã, as doses foram distribuídas para os núcleos regionais para envio aos pontos de vacinação”, explicou Okumoto à Agência Brasília.

A expectativa do GDF é vacinar cerca de 34 mil pessoas apenas hoje. Quem tem idade superior a 63 anos e ainda não recebeu a vacina também pode procurar os postos no fim de semana, para ser imunizado.

No fim de semana, também haverá postos abertos para a vacinação desse público. Veja aqui.

2ª dose

Também nesta sexta, começa a aplicação da segunda dose em cerca de 34 mil pessoas no DF. Diante do alto número de imunizantes aplicados em pessoas de outras cidades, a Secretaria de Saúde anunciou que a segunda dose da vacina contra a Covid-19 será destinada exclusivamente a quem tomou a primeira dose no Distrito Federal.

A decisão foi tomada após o aumento da procura de pessoas que moram em outras localidades brasileiras, principalmente de regiões em que houve escassez da segunda aplicação. O controle será feito por meio do cartão de vacina.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal começou no dia 19 de janeiro. Até o momento, a capital federal recebeu 12 remessas de imunizantes, totalizando 712.310 doses.

Foram recebidas, até o momento, 536.560 unidades da vacina Coronavac. O produto foi desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac e é fabricado no Brasil pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês. A Coronavac deve ser administrada em duas doses, com intervalo de aplicação entre 14 e 28 dias.

O DF também recebeu 175.750 doses da vacina Covishield/AstraZeneca. O imunizante foi desenvolvido pela universidade inglesa de Oxford, em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), essa fórmula tem um intervalo de aplicação entre as doses de até 12 semanas.

Cerca de 10% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?