metropoles.com

Fim das antecipações: segunda dose será aplicada após 8 semanas da D1

Novidade deve-se ao estoque farto de vacinas, que permitirá aplicação de dose em todos aqueles que ainda não completaram o ciclo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
vacina é colocada em seringa covid 19
1 de 1 vacina é colocada em seringa covid 19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (21/10) que não há mais necessidade de divulgar datas de antecipação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. A partir de agora, cada pessoa pode olhar o dia que tomou a D1, adicionar oito semanas e ver em qual data poderá comparecer a um ponto de imunização.

Conforme explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a nova diretriz foi tomada por causa do número de doses em estoque. “Antes eu não tinha todas as doses para poder fazer isso. Agora, quando a pessoa for no posto oito semanas depois de ter tomado a D1, vai ter lá a dose para ele”, comentou.

A novidade é para quem tomou a Pfizer ou a Astrazeneca.

Número de casos vem diminuindo

O número de novos casos de pessoas infectadas com Covid-19 é o menor desde 1º de abril de 2020. O boletim epidemiológico dessa quarta-feira (20/10) contabilizou 72 pessoas contaminadas na terça-feira (19). No começo de abril de 2020, eram 70.

Essa quantidade está relacionada com o índice R(t), que mede a taxa de transmissão do coronavírus. Segundo o boletim epidemiológico feito pela Secretaria de Saúde, a taxa está em 0,87. Isso significa que 100 pessoas infectadas passam a Covid-19 para outras 87. Nesse caso, o progresso da doença está em queda.

Veja o gráfico:

A redução no número de novos casos acompanha o avanço da imunização na capital. Até as 20h dessa quarta (20/10), foram 1,5 milhão de pessoas com a vacinação completa, seja com duas doses ou dose única. Do total de pessoas que podem receber a vacina, com 12 anos ou mais, 58,5% das pessoas estão protegidas. Os brasilienses que ainda não se imunizaram devem ir aos postos de saúde. Veja os locais aqui.

Já a média móvel de óbitos se mantém estável desde junho deste ano. Nessa quarta, ficou em 13,8.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?